Prefeitura de João Pessoa e PRF renovam parceria para Festival Estudantil de Trânsito

Por Alexandre Quintans - em 515

Pelo oitavo ano consecutivo, a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP) renovou a parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para a realização de mais uma edição do Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran). A assinatura de renovação aconteceu na Sedec, no Centro Administrativo Municipal, em Água Fria.

“Essa parceria é fundamental. Há anos que abrimos um diálogo com esse órgão tão respeitado e conceituado para a sociedade na busca de trabalharmos temas transversais como é a educação para o trânsito. E tem dado certo. Nossas crianças têm abraçado esse projeto, onde podemos perceber a evolução dos alunos na questão da compreensão e do senso crítico que vem sendo desenvolvido sobre a temática”, disse a secretária da Sedec, Edilma da Costa Freire.

Durante o ano letivo, os alunos irão trabalhar quatro eixos temáticos que são conscientização, leitura de imagem, urbanidade – que trabalha os valores necessários ao trânsito, estatística e meios de transporte, onde este trabalha o raciocínio lógico em relação às proporções e os cálculos.

“O processo de formação de educação da criança e do adolescente é um compromisso social porque entendemos que quando capacitamos um aluno, estamos capacitando a família. Isso, em um futuro próximo, vai construir um trânsito mais seguro. A Polícia Rodoviária Federal acredita piamente nesse projeto e não é à toa que a Paraíba é referência nesse assunto. Não trabalhamos a sós e sim junto com cada professor, com cada aluno”, explicou a superintendente substituta da PRF, Keilla Melo.

O Fetran estará presente nas escolas municipais Bartolomeu de Gusmão, Padre Leonel da Franca, Cônego João de Deus, Anayde Beiriz, Lions Tambaú, Doutor José Novais, Dom Marcelo Pinto Cavalheira e Dom José Maria Pires. A iniciativa também será trabalhada nas creches Maria de Fátima, Dona Tana, Arlete de Almeida, Antônio Varandas, João Tota, Maria de Lourdes Gomes e Maria do Socorro Rodrigues.