Prefeitura de João Pessoa investe em obras que melhoram condições de vida da população

Por Katiana Ramos - em 1045

O inverno deste ano foi diferente para a dona de casa Ana Paula Firmino, que não precisou passar as noites em claro com medo da água da chuva invadir o barraco onde morava com os quatro filhos, na comunidade da Capadócia, em João Pessoa. A moradora do condomínio Vista Alegre, entregue pela Prefeitura Municipal da Capital (PMJP), está entre as 4.356 pessoas contempladas com a casa própria entregues pela gestão, em 2016. Neste 5 de Agosto, data em João Pessoa comemora 432 anos, mais que um novo endereço para a família de Ana Paula, a PMJP investe em obras que garantem um futuro mais digno para toda a população da Capital.

“Passei quatro anos de sofrimento lá na comunidade Capadócia. Eu morava em um barraco e, sempre que chovia, a gente não dormia porque acordava com as paredes caindo e água nos pés. Hoje, durmo tranquila porque sei que meus filhos estão em segurança”, comemora a dona de casa.

“São 432 anos de história, lutas e conquistas e estamos felizes em partilhar esse sentimento com a população da Capital. A marca da nossa gestão é trabalhar e apresentar resultados principalmente para quem mais precisa. É com um lar digno onde planejamos o futuro da família, cuidamos das crianças e temos esperança em um futuro melhor. Estamos com mais cinco mil casas em construção. É uma demonstração de que estamos no caminho certo, trabalhando para quem mais precisa”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo.

A conquista da casa própria para Ednaldo (15), Rianderson (13), Luana (10) e Luan (5), filhos de Ana Paula, representa ainda a oportunidade de ter um futuro mais digno e mais facilidade para o acesso a educação. Os quatro são alunos da rede municipal da Capital e estudam a poucos metros de casa. O mesmo acontece com as pequenas Joyce (7) e Nicole (6), filhas da dona de casa Cláudia Queiroz, que estudam na Escola Municipal Lúcia Giovanna de Melo, no Colinas do Sul.

A unidade, que oferece ensino em tempo integral e conta com 520 alunos matriculados foi uma das três novas escolas municipais entregues em 2016. Além disso, outros 17 colégios da rede passaram por reformas e ampliações. “Elas saíram do Crei, que também é perto de casa, para a escola e, para mim, é uma maravilha, porque sei que elas estão sendo bem atendidas, se desenvolvendo mais. É uma felicidade”, destacou Cláudia Queiroz.

Educação – O investimento na educação, desde o ensino infantil até o término do nível fundamental, com escolas de qualidade e professores qualificados, são fatores que garantem uma formação melhor para as crianças e adolescentes da Capital. Além das escolas municipais, a PMJP construiu três novos Centros de Referência em Educação Infantil (Crei) e reformou outras nove unidades, em 2016. Este ano, foram entregues dois novos Creis e outros três estão sendo reformados.

Das unidades entregues este ano está o Crei Artur Belarmino, no bairro dos Bancários, que atende a 236 crianças com berçário e ensino infantil, dos seis meses aos 4 anos de vida. “Trabalhamos, desde cedo, a questão da identidade e da autonomia das crianças, com projetos de arte, cultura, meio ambiente, entre outros”, destacou a diretora do Crei, Célia Cristina.

E quando se fala em educação, ter espaços de lazer disponíveis para atividades lúdicas e gratuitas

também são fundamentais para o desenvolvimento infantil. Em 2016, a PMJP entregou 16 novas estruturas, entre praças, centros culturais, campos e quadras esportivas, para a população da Capital, entre as quais está o Parque da Lagoa Sólon de Lucena, no Centro. O cartão postal da cidade foi totalmente reestruturado e tem se firmado como destino certo para o lazer de quem mora e visita João Pessoa.

E não são só as crianças que aproveitam esses espaços. Aposentada, Maria do Carmo Crispim aproveita as primeiras horas da manhã para caminhar pelo Parque da Lagoa. “Como moro aqui perto, venho quase todos os dias. Quando não venho pra cá, vou para a Praça da Independência, que também é ótima para a gente caminhar”, revelou a idosa.

Infraestrutura – A estruturação de parques, praças e centros de convivência são obras que contribuem, além do lazer, para o bem estar da população. Além desses equipamentos, a PMJP investiu em melhorias na infraestrutura, como pavimentação e recapeamento, de 130 ruas da Capital em diversos bairros da cidade, somente em 2016.

Já na saúde, o destaque vai para a construção da Unidade de Pronto-Atendimento Augusto Almeida Filho, em Cruz das Armas. A estrutura, entregue em 2016, beneficia cerca de 200 mil pessoas e conta com urgência pediátrica e clínica médica durante 24 horas. Outras obras que ampliaram o acesso da população à saúde foram as três novas Unidades de Saúde da Família (USF), inauguradas no ano passado, nos bairros do Valentina, Bancários e Mangabeira. Além dessas estruturas, outras quatro USFs foram reformadas em 2016.