Prefeitura de João Pessoa lança campanha ‘Novembro Azul’
Com o objetivo de sensibilizar os homens pessoenses para a necessidade de realizarem exames e combater o câncer de próstata, hipertensão arterial e diabetes, a Prefeitura Municipal de João Pessoal (PMJP) lançou, na noite desta sexta (01), a campanha ‘Novembro Azul – Homem que é homem se cuida e ganha mais tempo para cuidar de quem ama’. Serão oferecidos mil exames de anfigênio prostático (PSA) e mil consultas ao urologista, além de várias ações de saúde e educativas.
O prefeito Luciano Cartaxo, padrinho da campanha, afirmou que o governo municipal tem como foco conscientizar o homem para que a prevenção às doenças comuns entre o público masculino se torne rotina, assim como também já é para mulheres. Ele destacou o sucesso da campanha ‘Outubro Rosa’, que envolveu a população da Capital e superou as expectativas da gestão e espera que com os homens ocorra a mesma coisa.
“Assim como o Outubro Rosa teve o papel de demonstrar a necessidade de um cuidado ainda maior sobre a questão da saúde da mulher e foi um grande sucesso, agora nosso desafio é fazer com que a gente também desperte no homem a necessidade de se cuidar”, afirmou o prefeito.
E para atingir este objetivo, a programação do ‘Novembro Azul’ terá atividades físicas, exames e cirurgias para retirada da próstata. A meta é zerar a demanda de consultas reprimidas, que é de 350, além de atender ao público que surgir durante o mês. O coordenador da Área Temática de Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde, Késsio Brito, lembra que as consultas ao urologista são prioritárias para homens acima de 40 anos, que já tenham realizado o teste PSA, com histórico na família ou que tenha alguma queixa relacionada ao câncer de próstata.
Luciano Cartaxo destacou ainda que a campanha atuará em três frentes para atingir um público ainda maior. “A gente quer tratar da saúde do homem de maneira ampla, então estamos tratando do enfrentamento à questão do câncer de próstata, o combate à pressão arterial e também estamos levando em consideração outra doença que precisa de um olhar diferenciado, que é a diabetes”, disse.
O secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio, afirmou que a secretaria tem também a expectativa de que com a mobilização feita durante este mês, a preocupação do homem com a própria saúde se torne uma realidade durante os 12 meses do ano. “O homem é carente, é medroso e a abordagem com eles tem que ser diferente. Com a campanha, queremos ter a capacidade de conscientizá-los através das diversas atividades oferecidas”.
Durante o lançamento da campanha, houve ainda a presença do grupo Fênix de Teatro, que se apresentou com o tema ‘Saúde do Homem’, uma esquete a que buscou mostrar como cuidar da saúde é também um ato de amor a si mesmo, à família e a todos que o homem ama.
Apoio familiar – O presidente da Associação Brasileira de Urologia, Emerson Medeiros, comentou sobre a participação da mulher, seja ela esposa, mãe ou filha, no apoio ao homem e incentivo à realização dos exames. “O homem tem muita resistência. Quando ele chega ao urologista, geralmente é levado por uma mulher. Por isso elas têm um papel fundamental”, disse.
O prefeito também comentou sobre o papel da mulher e disse que o homem precisa quebrar os preconceitos em busca de uma saúde melhor. “Sabemos da resistência histórica e cultural que o homem tem de ir ao urologista, e a campanha vem para quebrar este preconceito, para que ele encare como rotina. E a mulher tem uma capacidade de mobilização muito grande, ela pensa na saúde das pessoas”, comentou.
Emerson Medeiros ainda destacou o apoio da Prefeitura Municipal na disseminação da campanha em João Pessoa. “Esta é a primeira vez que a Sociedade se sente representada porque esta gestão que se inicia tem este caráter de estar dialogando com a gente. Isso é um impacto muito importante porque estamos discutindo com quem efetivamente pode traduzir uma ação para a saúde do homem que é o Poder Executivo. E os realmente precisamos desta atenção maior”, afirmou.
Principais doenças – O mês de novembro, internacionalmente dedicado às ações relacionadas à saúde do homem, foi escolhido por ser o mês em que se celebra o Dia Mundial do Diabetes (14) e o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17). No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, o câncer de próstata atinge 50 mil homens e mata mais de 12 mil, a cada ano.
Já o diabetes foi responsável, entre 2000 e 2010, por mais de 470 mil mortes em todo o país – um avanço de 20,8 para 28,7 mortes por 100 mil habitantes. Em relação à hipertensão arterial, a incidência nacional passou de 21,6%, em 2006, para 23,3%, em 2010, sendo o mais importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares (com destaque para o AVC e o infarto do miocárdio, as duas maiores causas isoladas de mortes no país).
Cuidar da saúde – Segundo o Ministério da Saúde, os homens apresentam maior mortalidade do que as mulheres em praticamente todos os ciclos de vida. Vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, colesterol e pressão arterial elevada, além de maior tendência à obesidade. Eles também apresentam mais resistência a procurar cuidados médicos e a realizar atitudes preventivas.