Prefeitura de João Pessoa oferece cuidado multidisciplinar às pessoas com deficiência

Por Thibério Rodrigues - em 833

dsc_0136A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Saúde (SMS), Secretaria de Desenvolvimento Social ( Sedes) e Secretaria de Educação ( Sedec) oferece um cuidado permanente e multidisciplinar às pessoas com deficiência residentes na Capital. Através de diversos serviços e com o apoio de instituições parceiras, as equipes multiprofissionais desenvolvem um trabalho atendendo às deficiências física, auditiva e intelectual.

Na Rede Municipal de Saúde, as políticas públicas para este público são desenvolvidas pela Área Técnica da Pessoa com Deficiência, trabalhando não apenas a saúde, mas também buscando propiciar a inclusão desses usuários na sociedade. Para isso, o Centro de Referência Municipal de Inclusão à Pessoa com Deficiência (CRMIPD), localizado no bairro Pedro Gondim, dispõe de um atendimento multidisciplinar para crianças e adolescentes. Esse atendimento só tem início após uma triagem de avaliação para os tipos mais indicados de terapia de habilitação, reabilitação ou capacitação para o trabalho.

De acordo com a coordenadora da Área Técnica da Pessoa com Deficiência, Anacléia Cardoso, o centro foi criado para implementar, de forma efetiva, as políticas para este público. “O Centro surgiu da necessidade de darmos continuidade às ações desenvolvidas em prol do tratamento de adolescentes e jovens com deficiência e distúrbios de comportamento e aprendizagem”, afirmou.

O CRMIP realiza aproximadamente 1,7 atendimentos ao mês. No local, os usuários têm acesso a uma estrutura diferenciada que conta com refeitório, biblioteca, brinquedoteca, setor médico, sala de recursos, jardim com playground e piscina para a prática de fisioterapia e educação física adaptada.

D R T . R J .15855.

D R T . R J .15855.

Outros serviços especializados – Porém, o trabalho não é desenvolvido apenas para as crianças e adolescentes. Os adultos com deficiência encontram atendimento especializado nos Centros de Atenção à Saúde (Cais), localizados nos bairros de Jaguaribe, Mangabeira e Cristo Redentor.

No Cais Cristo, os usuários surdos têm acesso a todos os atendimentos que são ofertados nas Unidades de Saúde da Família (USF) e atendimentos especializados como ginecologista, oftalmologista, dentistas e outros, com o diferencial do intérprete de Libras para acompanhá-lo, desde a chegada ao serviço até o final do atendimento. Caso seja necessário, além da marcação de consultas e exames, no Cais também é feito o encaminhamento, tudo com o auxílio do intérprete.

Já no Cais Jaguaribe há um serviço especializado para as mulheres. É o exame citológico. O serviço é pioneiro na área de ginecologia na Paraíba e um dos únicos nas regiões Norte/Nordeste especializado em atender mulheres com deficiência física. Este dispõe de uma sala adaptada com mesa ginecológica especial para a realização de exames, além de uma equipe de profissionais treinados para atender às usuárias.