Prefeitura de João Pessoa realiza limpeza em canais e rios para reduzir transtornos das chuvas
Com o programa João Pessoa em Ação, a Prefeitura tem realizado um trabalho preventivo de limpeza em vários rios e canais da Capital, neste primeiro semestre do ano. A ação tem como objetivo reduzir os transtornos aos moradores de comunidades ribeirinhas nos períodos mais chuvosos do ano.
Os canais que cortam os bairros de João Agripino, Mandacaru e Altiplano, e as comunidades Beira da Linha, 05 de Julho (Alto do Mateus) e São Bento, além de trechos dos rios Cuía, Jaguaribe e Mandacaru já foram desassoreados pelas equipes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur).
Para realização do trabalho, foram utilizadas máquinas de grande porte e o empenho de aproximadamente 100 agentes de limpeza. Nos rios e canais foram encontrados objetos como sofá, colchão, sacolas plásticas, garrafas pet, além da vegetação e lançamento de esgoto.
“As comunidades ribeirinhas já se conscientizam bastante sobre não jogar lixo nos rios, mas infelizmente isto ainda acontece e não é pouco, por exemplo, um colchão quando chega em determinado lugar ele fica engalhado, prendendo a passagem da água, provocando as inundações”, comentou o coordenador da Defesa Civil, Nóe Estrela.
João Pessoa em Ação – O programa tem como finalidade realizar serviços na rede de drenagem, poda em árvores de grande porte, além da limpeza nas vias, para evitar acúmulo de lixo e areia na linha d’água, de modo que comprometa as galerias pluviais. Ao longo desses anos, o programa João Pessoa em Ação conseguiu, inclusive, tirar do mapa de risco pontos considerados críticos da cidade, com históricos de alagamentos e deslizamentos.
Fazem parte do programa a Coordenadoria de Defesa Civil, as secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Social (Sedes) e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), que desenvolvem ações integradas, diariamente, em vários pontos da cidade para coibir os efeitos das chuvas e evitar transtornos para a população.