Prefeitura e PRF vão desenvolver projeto de educação para o trânsito

Por - em 483

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec) assinou nesta sexta-feira (30) um termo de adesão e compromisso com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e os gestores escolares para um projeto de educação para o trânsito denominado ‘Festival Estudantil Temático de Trânsito’ (Fetran).

“Essa é a coroação de um trabalho que nós fazemos desde o ano passado com o ‘Seminário de Educação para o Trânsito’ e repetimos este ano. Nosso objetivo é preparar, instruir e educar nossas crianças para convivência e vivência com o trânsito que está cada vez mais caótico”, disse o secretário de Educação, Luiz de Sousa Junior.

O projeto irá atender as escolas municipais Ernani Sátiro (Ernani Sátiro), Padre Leonel da Franca (Geisel), José Novais (Bairro dos Novais), Cônego João de Deus (Expedicionários), Lions Tambaú (Bancários) e Bartolomeu de Gusmão (Cristo), nessas duas últimas será voltado para os alunos da Educação de Jovens de Adultos (EJA). O projeto também será trabalhado nos Centros de Referência de Educação Infantil (Creis) João Tota (Mandacaru) e Júlia Ramos (Torre).

A ação terá início no mês de agosto com uma palestra de conscientização, depois leitura de imagens para que os alunos possam entender um pouco sobre sinalização, da leitura que o trânsito e a cidade oferecem. Será trabalhado também o raciocínio lógico através dos números estatísticos do trânsito que irá proporcionar para as crianças um melhor conhecimento em matemática. O encerramento será no dia 28 de novembro na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano.

“Nós queremos ser coadjuvante, ajudar e participar junto com as escolas a formar um novo cidadão, um novo modelo de condutor, de pedestre, que nos ajude a melhorar o caos que vivemos hoje no trânsito”, explicou Jefferson Costa, superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal.

Para o presidente da Comissão de Educação para o Trânsito, o inspetor da PRF, Cledson Augusto Ferreira, é preciso trabalhar com as crianças desde cedo para que sejam formados novos condutores e pedestres mais conscientes. “A PRF como órgão nacional do trânsito chega junto às escolas para que a educação para o trânsito aconteça desde cedo. A palestra inicial será feita por nós, mas a escola também pode convidar a Semob, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Samu, outros agentes e ONGs para ajudar a construir essa conscientização para o trânsito”.

A coordenadora do Programa de Educação para o Trânsito da Sedec, Ozeni Urtiga, disse que espera que o projeto seja ampliado. “Hoje vamos trabalhar em oito escolas, mas nossa meta é tentar ampliar cada vez e atingir boa parte da nossa rede municipal de ensino”.

Fetran – O projeto foi iniciado em 2010 no município de Pouso Alegre – Minas Gerais. A cidade abraça o projeto como a principal ação das escolas. De acordo com inspetor Cledson Augusto, na faixa de cidades acima de 100 mil habitantes ela é a primeira em número de redução de acidentes de trânsito no Brasil e também vem melhorando o resultado na avaliação do Ministério da Educação, além de pacificar as escolas.