Prefeitura e Sesi compactuam formação profissional de jovens e adolescentes

Por - em 357

Uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) de João Pessoa e o Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi) está garantindo a inclusão social e a formação profissional de 45 adolescentes e jovens do ‘Projeto Vira Vida’. A iniciativa é realizada por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Os beneficiados estão participando de quatro cursos profissionalizantes: Balconista de Farmácia; Higienista de Serviços de Saúde e Lactarista, todos ministrados pela Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e Recursos Humanos, que será ministrado pelo Instituto Federal de Educação (IFPB).

A secretária do Desenvolvimento Social, Marta Moura, destacou a importância da parceria, lembrando que os cursos, além de viabilizarem a inclusão dos jovens e adolescentes no mercado de trabalho, também dão a esses jovens uma nova perspectiva de inserção na sociedade. “Abrindo condições para um exercício mais efetivo da cidadania, no que diz respeito às melhores condições de vida”, destacou.

Ela ressalta ainda que outro aspecto importante neste processo educativo é que não se pode subestimar a ampliação de horizontes culturais e sociais desses jovens. “Que incidirão na construção de um futuro mais justo e igual para a sociedade brasileira”, assinalou.

A pedagoga do ‘Projeto Vira Vida’, Rita de Cássia de Andrade Félix também apontou a iniciativa como preponderante. “Os cursos contemplam a necessidade de integração entre a formação profissional, educação básica e noções de autogestão, além de assegurarem aos alunos, o atendimento psicossocial, voltado ao resgate de valores e fortalecimento de vínculos familiares”, considerou.

Preparo – Os jovens do ‘Vira Vida’ recebem o atendimento, a formação e as orientações necessárias para tornarem-se excelentes profissionais. “Além da formação profissional recebida, os jovens do projeto aprendem a superar desafios e a valorizar cada oportunidade, batalhando por um futuro melhor para si e para suas famílias”, assinalou a pedagoga. As aulas dos cursos de Balconista de Farmácia e Higienista de Serviços de Saúde iniciaram dias 10 e 17 deste mês, respectivamente, contemplando de imediato, 35 destes jovens. Os cursos têm carga horária que varia entre 200 e 240 horas.

Vira Vida – Desenvolvido pelo Conselho Nacional do Sesi, o ‘Projeto Vira Vida’ busca promover a elevação da auto-estima e da escolaridade dos adolescentes e jovens participantes, para que desvendam o próprio potencial e assim conquistem sua autonomia.

A psicóloga lembra que o processo sócio-educativo está baseado em cursos profissionalizantes construídos a partir do alinhamento entre a demanda de cada mercado, o perfil e as expectativas desses adolescentes e jovens.

O Projeto é coordenado pelos Departamentos Regionais do Sesi e realizado em parceria sinérgica com instituições do Sistema S, incluindo Senai, Sesc, Senac, Sebrae, Sescoop e o Sest/Senat.

Ao longo dos últimos quatro anos, mais de 3,9 mil jovens foram matriculados no ‘Vira Vida’. Atualmente, é desenvolvido em 18 estados abrangendo 22 cidades, das quais João Pessoa e Campina Grande, na Paraíba.

A coordenadora do Pronatec na Sedes, Kaline Guerra, alega que a grande meta do Projeto é garantir a esses jovens a possibilidade do primeiro emprego. “É que tão logo os cursos sejam concluídos, esses jovens sejam encaminhados para o mercado de trabalho”, admitiu.

Novos – As aulas do curso de Lactarista, para dois integrantes do ‘Vira Vida’, serão iniciadas na próxima segunda-feira (31), na UFPB, enquanto o de Auxiliar de Recursos Humanos está previsto para começar no dia 7 de abril vindouro, para oito inscritos, no Instituto Federal de Educação (IFPB).