Prefeitura encerra semana com higienização de 100 locais, criação de outros 40 leitos e destinação de duas UPAs para atender casos suspeitos de Coronavírus

Por Felipe Silveira - em 497

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está encerrando esta semana com diversas ações de prevenção e combate ao Coronavírus. Dentre elas, destaque para os serviços de limpeza e higienização em mais de 100 equipamentos ou espaços públicos. A Prefeitura ainda garantiu o suporte necessário para os casos suspeitos da Covid-19. João Pessoa ganhou 40 novos leitos hospitalares em parceria com o Hospital São Luiz, em Jaguaribe, e duas UPAs passaram a atender exclusivamente pacientes com síndrome gripal.

Nesta sexta-feira (17), o prefeito Luciano Cartaxo prorrogou os decretos que garantem o isolamento social na cidade, tudo para evitar a disseminação do vírus e proteger a população. Com a medida, o comércio segue temporariamente fechado, a exemplo de shoppings, cinemas, academias, salões de beleza, bares e restaurantes. Apenas os serviços essenciais ficam abertos. As aulas na Rede Municipal de Ensino estão suspensas por mais 15 dias, assim como o funcionamento do transporte público na Capital paraibana, que vai permanecer ofertando linhas exclusivas para profissionais de saúde. A prorrogação das medidas terá validade até o dia 03 de maio.

Higienização – Entre as diversas ações realizadas pela PMJP em prevenção ao Coronavírus está o trabalho da força-tarefa de limpeza, higienização e pulverização de equipamentos e espaços públicos da cidade. Com os trabalhos realizados neste sábado (18), no Mercado de Tambaú, pontos da Avenida Cabo Branco e Avenida Rui Carneiro, os espaços percorridos pela ação já superam a marca de 100 locais higienizados.

Novos leitos – João Pessoa agora tem mais 40 novos leitos hospitalares para tratar pacientes com Coronavírus. Como resultado da parceria com o Hospital São Luiz, em Jaguaribe, pacientes com Covid-19 classificados como moderados já podem receber atendimento na unidade. A medida foi firmada pelo prefeito da Capital, Luciano Cartaxo, e pela direção geral do hospital, que integra a rede conveniada da administração municipal.

UPAs – Desde a terça-feira (14), as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Augusto Almeida Filho, localizada no bairro de Cruz das Armas, e a Célio Pires de Sá, no bairro do Valentina Figueiredo, passaram a atender exclusivamente pacientes com síndrome gripal. Já as unidades localizadas nos bairros dos Bancários (UPA-E Dr. Lindbergh Farias) e em Manaíra (UPA Oceania) continuam atendendo normalmente outras doenças.