Prefeitura entrega certificados a 250 concluintes dos cursos do Pronatec

Por - em 321

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em parceria com a Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), entrega nesta quinta-feira (27) 250 certificados de conclusão da primeira etapa dos cursos profissionalizantes do Programa Nacional do Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A solenidade de formatura acontecerá no auditório da Reitoria do Campus I da UFPB, às 16h.

O Pronatec é desenvolvido pela PMJP, via Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), em parceria com órgãos públicos e privados que ofertam as vagas. A realização do programa em João Pessoa está sob a coordenação da Diretoria da Assistência Social (DAS), que é responsável pela interlocução, mobilização, inscrição dos alunos e inserção dos dados no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sintec).

Este programa teve início em João Pessoa em março deste ano. Estão se formando alunos dos cursos de aconselhador em dependência química, auxiliar de higiene e beleza animal, cuidador de idosos, cuidador infantil, higienista de serviços de saúde, e lactarista. A conclusão dos cursos da segunda etapa 2012 do programa está prevista para o próximo mês de dezembro, com a participação de mais 250 formandos.

Reconhecimento – Aparecida Melo, diretora da Assistência Social da Sedes, disse que João Pessoa vem se destacando como o município do Brasil com maior capacidade de mobilização e de inscrição no Sintec.

Devido a esse reconhecimento, a PMJP foi convidada pelo MDS para integrar o Programa Piloto Pronatec/Brasil Sorridente, junto com mais nove cidades do Estado. “Esse programa vai prestar assistência odontológica aos alunos participantes dos cursos, por meio da Sedes, Secretaria Municipal de Saúde e parceiros”, afirmou.

Inscrições – Do mês de março deste ano até o momento, já foram computadas quase quatro mil inscrições. O programa atende aos beneficiados do Bolsa Família. O interessado precisa apenas informar, nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) do próprio bairro em que vive que desejar se capacitar em algum dos cursos. A partir daí, a equipe da Sedes faz o encaminhamento a um dos parceiros do programa, que são: Serviço Nacional da Indústria (Senai), Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB) e Escola Técnica de Saúde da UFPB.