Prefeitura entrega certificados para alunos do curso de ‘Iniciação à Gastronomia’

Por - em 1088

Luiz Carlos Lima

PresençadaPrimeiraDamaCursodeGastronomiaCertificados_FotoGilbertoFirmino (22)Os 37 alunos do curso de ‘Iniciação à Gastronomia’, realizado nas cozinhas comunitárias do Taipa e Gervásio Maia, receberam, nesta quinta-feira (10), os certificados de conclusão. A capacitação foi realizada através da parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e Associação Brasileira de Bares de Restaurantes (Abrasel). A solenidade contou a presença da primeira-dama de João Pessoa, Maísa Cartaxo, que destacou que no próximo dia 3 de abril terá o início à terceira turma do curso na cozinha comunitária da Comunidade do Timbó, no bairro dos Bancários.

Durante a realização do curso, cada aluno recebe apoio de um determinado restaurante. Após o estágio durante o curso, a maioria dos alunos conseguiu se inserir no mercado de trabalho. “Este curso é mais um estímulo à economia criativa. Com essas ações conseguimos fazer pequenas revoluções nas vidas das pessoas, fortalecendo ainda mais esse projeto”, disse Maísa Cartaxo.

O secretário de Desenvolvimento Social (Sedes), Eduardo Pedroza, destacou com o projeto “Gastronomia para Todos” é mais uma oportunidade de inclusão social que a PMJP está oferecendo à população. “Essa nossa parceria com a Abrasel é um sucesso. Nós conseguimos transformar um equipamento de inclusão social em oportunidade de geração de emprego. Estamos lidando com a inclusão social destes jovens que, para muitos, será a primeira oportunidade emprego”, acrescentou.

Parceria – Junto com a PMJP, a Abrasel foi uma das responsáveis pela realização do curso. O presidente da Abrasel na Paraíba, Paulo Amaral, disse que a oportunidade da parceria produzir mão de obra qualificada. “O setor de gastronomia está em expansão. Essa parceria é bem sucedida desde o momento em que ela foi pensada porque conseguimos aliar economia, inclusão e oportunidade do primeiro emprego”, disse.

Já o presidente nacional da Abrasel, Paulo Solmucci Júnior, destacou a iniciativa do poder público e suas parcerias para uma mudança de atitude na sociedade. “Embora haja toda uma cultura de crise, este tipo de iniciativa impulsiona não só a economia, PresençadaPrimeiraDamaCursodeGastronomiaCertificados_FotoGilbertoFirmino (9)mas garante uma mudança na vida desses jovens, que já podem se inserir no mercado de trabalho de modo qualificado”, declarou.

O curso – O curso foi uma iniciativa do professor de gastronomia Marinésio Gomes, pensando na inclusão social através da geração de novas oportunidades de emprego. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB), divulgada em 2014, mostrou que os brasileiros gastam quase um terço do seu orçamento com alimentação em refeições consumidas fora de casa.

O curso deixa os alunos aptos a exercerem a função de auxiliares de cozinha. “Este é um curso que vinha sonhando há dois anos. Vejo muita gente nas comunidades com vontade trabalhar, mas sem qualificação e com esse curso, mesmo sendo com noções básicas, eles já conseguem dar o primeiro passo para se inserir no mercado de trabalho”, explicou o professor de gastronomia Marinésio Gomes.

Oportunidades – Melhores oportunidades e chances de entrar no mercado de trabalho. Os 37 alunos das duas turmas dividem expectativas e realizações com o término do curso. O estudante Maurílio Marques está ansioso para começar o primeiro estágio na próxima semana. “Concluí o curso e já estou contratado para começar um estágio. Com o término das aulas, acredito que minha vida profissional vá melhorar muito”, disse o estudante.

A recém-formada auxiliar de cozinha, Ana Carla Lima, garantiu o emprego mesmo antes de terminar o curso. “Essas aulas de gastronomia já estão mudando minha vida. Além de muitos jovens que têm a possibilidade do primeiro emprego, os adultos também têm a oportunidade de mudar de vida. Sou chefe de família e com o emprego que consegui, através do curso, é que garanto o sustento da minha família”.