Prefeitura entrega reforma de Unidade de Saúde da Família no Cristo
Thibério Rodrigues
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) entrega à população, a partir das 9h desta segunda-feira (11), as obras de reforma da Unidade de Saúde da Família (USF) Vila Saúde, no bairro Cristo Redentor. A USF vai atender a quatro mil famílias, o que corresponde a aproximadamente 16 mil pessoas beneficiadas. Com esta obra, a gestão do prefeito Luciano Cartaxo já soma 18 USFs entregues no município, entre inauguradas e reformadas.
Para a reforma, foi investido um total de R$ 220 mil, com recursos próprios e do Sistema Único de Saúde (SUS). A USF Vila Saúde fica localizada na Rua Engenheiro Sérgio Rubens, s/n, no bairro Cristo Redentor, e conta com quatro equipes de Saúde da Família para atender aos moradores da região.
“A partir das melhorias realizadas na estrutura da Unidade, os profissionais terão condições de oferecer um atendimento mais qualificado para a comunidade e, desta forma, as famílias terão acesso a uma assistência integral e mais humanizada”, afirmou Gilliard Abrantes, gerente de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A USF Vila Saúde vai funcionar com quatro equipes de saúde da família (ESF) compostas por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, odontólogo, agente de saúde bucal, agentes comunitários de saúde e profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).
Serviço – Com uma área de 751,5 m², a Unidade oferece à população serviços como: atendimento médico; atendimento de enfermagem (consultas, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, curativo, retirada de pontos, imunização, troca de sonda uretral e coleta de sangue); atendimento em saúde bucal (avaliação odontológica, restauração, limpeza de tártaro, extração simples, escovação supervisionada e aplicação de flúor), marcação de exames e consultas e dispensação de medicamentos de controle simples.
Com a reforma, a USF passa a ter salas e consultórios climatizados e banheiros adaptados para pessoas com deficiência. Além disso, os usuários do serviço terão acesso a atividades coletivas como grupos de gestantes, puericultura, saúde mental, terapia comunitária, espaço de diálogo, horta comunitária e grupo de caminhada.