Prefeitura firma parceria com startup para promover o ensino da língua inglesa por aplicativo de mensagens
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), continua ampliando os meios para acesso aos conhecimentos durante esse período da pandemia do Coronavírus. A PMJP firmou uma parceria com a startup de educação e tecnologia ChatClass – Assistência Artificial de Inglês, em prol de um ensino de Língua Inglesa de qualidade, à distância, via WhatsApp.
A ferramenta de como criar turmas e fazer o uso da ChatClass será explicada para os cerca de 100 professores de inglês da Rede Municipal de João Pessoa, nesta quarta-feira (20), às 16h, por meio de uma live acessando o link www.youtube.com/chatclass.
A ChatClass, por meio da inteligência artificial, possibilita o envio de atividades de leitura, fala, escuta e escrita, e conta com correções automáticas, totalmente no WhatsApp, e é voltada para professores de Inglês sem que haja a necessidade de download de outro aplicativo.
Os alunos também poderão praticar a Língua Inglesa e seus professores, simultaneamente, podem fazer o acompanhamento desses alunos, mediar aulas, fazer explicações, tudo isso de forma muito facilitada pelo aplicativo de mensagens.
“Com essa parceria, estamos oferecendo uma ferramenta adicional de estudo para mais de 20 mil alunos do fundamental II, facilitando o ensino de inglês em nossa rede, como também garantindo esse suporte para os nossos professores. Vale ressaltar que essa iniciativa leva a chancela do Consulado Americano, pois reconhece a plataforma como um excelente material para indução pedagógica, o que nos honra fazer parte desse projeto”, disse a secretária da Sedec, Edilma da Costa Freire.
As aulas – Os exercícios oferecidos são voltados aos alunos das séries do Fundamental 2 da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa e estão alinhados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com acesso gratuito a quem se interessar.
A empresa realiza a Olimpíada de Inglês, em parceria com o Escritório de Ensino de Língua Inglesa (RELO) da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos, que já é parceiro da PMJP em prol do ensino de Inglês.
“Os professores têm um papel essencial na formação educacional das próximas gerações. Nós queremos ajudá-los fornecendo uma tecnologia prática e acessível, que possibilita que a sala de aula continue online. Estamos muito felizes por saber que João Pessoa investe no ensino de Língua Inglesa e, cada vez mais, busca uma educação inovadora através de parcerias”, explicou o fundador da ChatClass, Jan Krutzinna.
Outras ferramentas – nesse período de pandemia a PMJP já lançou a plataforma Conexão EscoLar voltada não só para os alunos do Ensino Fundamental como também para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Tem ainda as plataformas como o Google Class Room e Google Forms onde os alunos têm acesso aos professores e às atividades, como também por meio de grupos de WhatsApp.
Já para os que cursam o Ensino Fundamental I (1º ao 5º) a Sedec entrega semanalmente, via WhatsApp, atividades construídas com sugestões de professores e vídeos ou áudios explicativos.
Na Educação Infantil as crianças participam do projeto Marmita Literária, que também beneficia estudantes de Escolas em Tempo Integral e de outras 15 unidades onde o projeto funciona com a entrega de livros paradidáticos e caderno de atividades junto às quentinhas com alimentação.