Prefeitura garante ações do ‘Outubro Rosa’ nas USFs aos sábados

Por - em 919

saude_lancamento_outubrorosa_foto_dayseeuzebio_098Quando o assunto é câncer de mama, nunca é demais lembrar às mulheres que “Tratamento e prevenção são os seus direitos”. O tema da campanha Outubro Rosa deste ano propõe chamar a atenção para a necessidade de prevenção ao tipo de câncer que mais mata mulheres em todo o país. Mais que prevenir, a idéia é incentivar as mulheres a buscarem a rede de saúde pública para a realização de exames que possam detectar os tumores nos primeiros estágios, principalmente a mamografia. Para isso, neste mês de outubro, as 180 Unidades de Saúde da Família (USFs) da Capital vão funcionar em todos os sábados deste mês, das 8 às 12h.

O anúncio foi feito durante um café da manhã realizado nesta terça-feira (2), no Casarão 34, no Centro da Capital, para gestores da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), jornalistas, parlamentares e entidades não governamentais, com o objetivo de apresentar em detalhes a programação completa para todo o mês de ações dentro do Outubro Rosa. O evento contou com as presenças da primeira-dama do Município e madrinha da Campanha, Maísa Cartaxo; da secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Socorro Borges; e do secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio.

Sobre a campanha, a primeira-dama Maísa Cartaxo falou da importância do poder público em garantir o fortalecimento das ações que possam incentivar o acesso das mulheres a rede de saúde e consequentemente a prevenção ao câncer de mama. “A campanha busca estimular os gestores no fortalecimento da rede e de ações para as mulheres que possam sensibilizá-las para a necessidade da prevenção, já que sabemos que quando mais cedo se faz o diagnóstico, mais chances de cura para o câncer de mama”, disse. “Sinto-me honrada em poder participar dessa ação como madrinha da Campanha e, de certa forma, representar as mulheres de nossa cidade”, completou a primeira-dsaude_lancamento_outubrorosa_foto_dayseeuzebio_209ama.

Durante o café da manhã, a secretária Socorro Borges, ressaltou a importância do poder público em garantir a informação e o acesso às mulheres sobre o atendimento na rede pública e o direito ao acesso a exames específicos, como a mamografia. A gestora também destacou que esse acesso muitas vezes é dificultado na própria família pelos próprios companheiros das mulheres. “Muitas mulheres deixam de fazer os exames necessários por impedimentos dos próprios parceiros e isso é um recorte que também precisamos começar a fazer com relação à prevenção a doenças como o câncer de mama”, afirmou.

Programação – A programação do Outubro Rosa deste ano continua nesta sexta-feira (4) com um café da manhã para funcionários e funcionárias da Emlur, e no sábado (5), com o Dia D de mobilização nas USFs. “Inicialmente iríamos abrir as USFs apenas neste sábado (5) mas decidimos ampliar esse atendimento para todos os outros sábados do mês de outubro”, enfatizou o secretário Adalberto Fulgêncio.

Nos próximos dias 11, 15 e 17, haverá uma qualificação promovida pelas secretarias das Mulheres e de Saúde para os Agentes Comunitários de Saúde sobre o fluxo de serviços na rede; e no sábado (26), serão realizadas atividades educativas e culturais no anel interno da Lagoa, como também apresentação de grupo de chorinho com mulheres, além da Caminhada Rosa, em prol da saúde das mamas. No domingo (27), a programação se encerra com a Pedalada Rosa, na ciclofaixa criada pela PMJP, que liga o Busto de Tamandaré ao Parque Solon de Lucena.

saude_lancamento_outubrorosa_foto_dayseeuzebio_319Ampliação – A Secretaria Municipal de Saúde tem atualmente uma disponibilidade de cinco mil exames de mamografia por mês, totalizando cerca de 60 mil por ano. Para a campanha o número de clínicas e hospitais para acesso aos exames foi ampliado, passando a seis instituições. Dados da Secretaria revelam que mais de 63 mil mulheres estão na faixa etária de 50 a 64 anos de idade; faixa etária essa preconizada pelo Ministério da Saúde para mamografias de rastreio.

O café da manhã realizado com a imprensa contou também com as participações da deputada estadual Daniela Ribeiro, do vereador Fubá e da maquiadora Kátia Freire, que nos meses de Outubro Rosa realiza uma atividade com mulheres em tratamento de câncer.