Prefeitura inicia distribuição de 80 toneladas de peixe em 20 bairros

Por - em 932

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) lançou, nesta sexta-feira (22), o Programa Peixe na Mesa, criado em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). A iniciativa vai garantir a distribuição de 80 toneladas de peixe para moradores de comunidades carentes, em 20 bairros da Capital. O lançamento do programa e a entrega da primeira remessa do pescado foram feitos, na Praça da Amizade, no bairro do Rangel, pelo prefeito Luciano Cartaxo.

O prefeito destacou os benefícios da iniciativa para a população carente. “Este é um ato que representa a garantia de uma Páscoa mais feliz para as pessoas mais carentes. É uma alegria poder concretizar este programa em parceria com a Conab e o MDS, depois de um planejamento que foi iniciado ainda no ano passado. O programa vai proporcionar a milhares de famílias a oportunidade de ter uma alimentação saudável e de qualidade como o peixe e é uma prova que, quando trabalhamos com disposição e compromisso, as coisas acontecem e os benefícios chegam até a sociedade”, afirmou.

A estimativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) é que 30 mil famílias sejam atendidas com a medida. O programa vai beneficiar pessoas cadastradas nos programas de assistência social, como o Bolsa Família, e de segurança alimentar. Cada família receberá três quilos de pescado. No total serão entregues 80 toneladas de Tilápia e Tambaqui.

Segundo a secretária da Sedes, Marta Moura, a ação tem como objetivo atender pessoas em vulnerabilidade social, proporcionando uma melhor alimentação na Semana Santa. “Consideramos de grande importância à distribuição de peixe, pois se trata do pontapé inicial para outras políticas públicas que vamos adotar. Essa é uma ação social para estabelecer uma política de segurança alimentar”, comentou.

O superintendente regional da Conab na Paraíba, Gustavo Guimarães Lima, destacou a satisfação em participar da ação. “Trata-se de um momento de grande espiritualidade e é muito importante poder garantir o acesso ao alimento para a população mais necessitada. A iniciativa é uma defesa do direito à alimentação”, destacou.

O arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagoto, participou da solenidade de lançamento e abençoou os presentes. De acordo com ele, o ato é uma oportunidade de viver o verdadeiro sentido da data religiosa. “Hoje estamos sendo contemplados não apenas com a palavra, mas também com o alimento. Nesse período de Páscoa podemos exercitar e aprender o dom da partilha, que representa o verdadeiro sentido deste período”, pregou.

Estiveram presentes os vereadores Ubiratan Pereira, Chico do Sindicato e Helton Renê. Além deles, compareceram o deputado federal Benjamim Maranhão e os deputados estaduais Anísio Maia, João Gonçalves e Vituriano de Abreu.

População – A primeira a receber o peixe das mãos do prefeito Luciano Cartaxo foi a recicladora Sônia Nascimento, que chegou cedo na Praça da Amizade. “Achei muito boa essa atitude de nos dar o peixe. Vai fazer toda a diferença na minha casa, pois vamos ter mais uma fonte de alimento. Espero que o prefeito mantenha esse programa por todos os anos”, defendeu.

Quem também foi buscar seu peixe foi a vendedora de espetinhos Adriana Matias. “Para mim foi uma felicidade saber que íamos ganhar esse peixe. Tenho quatro filhos e não ia ter nenhum peixinho para comer na Semana Santa. Nimguém fez isso antes e Luciano Cartaxo pensou nesse benefício para todos nós”, afirmou.

Distribuição – A distribuição dos peixes acontecerá em dias alternados nos 20 bairros contemplados. Serão beneficiadas famílias que moram nos seguintes bairros: Cristo Redentor, Ernesto Geisel, José Américo, Gervásio Maia, Costa e Silva, Indústrias, Alto do Mateus, Cruz das Armas, Ilha do Bispo, Roger, Padre Zé, Padre Hildon Bandeira (Torre), São José, Mandacaru, Castelo Branco, Timbó (Bancários), Penha, Mangabeira, Funcionários II e Novais.

Datas e locais de distribuição dos peixes:

Sexta-feira (22):

  • Cristo Redentor – Praça da Amizade;
  • Geisel – Praça Orlando (em frente ao Superbox);
  • José Américo – Praça Jurandir (próximo ao Centro Comunitário);
  • Valentina – Campo de Futebol (próximo ao Centro Comunitário);
  • Gervásio Maia – Praça da Esperança (próximo a Escola Antenor Navarro);
  • Bairro das Indústrias – próximo ao Condomínio Anayde Beiriz;
  • Funcionários II – ao lado de Fábio Auto Peças

Segunda-feira (25)

  • Róger – Campo Onze;
  • Padre Zé – Praça da Conquista;
  • Padre Hildo Bandeira – Praça Nova (final da Beira Rio da Comunidade Pe. Hildo Bandeira);
  • Alto do Mateus – Praça das Mangueiras;
  • Cruz das Armas – Campo da Graça;
  • Ilha do Bispo – próximo ao Cimepar

 

Quinta-feira (28)

  • Bairro São José – ao lado do PSF;
  • Mandacaru – em frente ao PSF;
  • Castelo Branco – Mercado público;
  • Timbó – ao lado da Cozinha Comunitária;
  • Praia da Penha – em frente ao PSF;
  • Mangabeira – Praça do Coqueiral;
  • Bairro dos Novais – vizinho a Cozinha Comunitária.