Prefeitura inicia formação de educadores do Brasil Alfabetizado

Por - em 347

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), deu início a Formação Inicial do Programa Brasil Alfabetizado executado pela Sedec. A formação é realizada por uma equipe de professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e acontecerá na própria Universidade, no auditório do Centro de Educação, sala 212. O evento acontece até a próxima sexta-feira (16), nos turnos manhã e tarde.

Estão sendo formados 90 educadores e 16 coordenadores de turmas que terão o objetivo de educar jovens e adultos que ainda estão em situação de analfabetismo em João Pessoa. As aulas vão acontecer em associações, igrejas e salas de aula das escolas da rede municipal.

“Nós temos um compromisso de erradicar o analfabetismo em João Pessoa, mas isso só pode ser feito com um esforço comum envolvendo tanto a Secretaria de Educação como as unidades formadoras com a UFPB. Vamos ter um bom resultado ao final da formação”, disse o secretário de Educação de João Pessoa, Luiz de Sousa Junior.

A coordenadora do programa, Maria Rosário Bezerra, falou da emoção de ver os alunos aprendendo a ler. “Tivemos um cuidado de colocar totalmente analfabetos que nunca participaram de um processo educativo na vida. Não tem preço. É muito gratificante pra gente ver que ao final do processo essas pessoas estão lendo”, declarou.

A educadora Luciane Ferreira Videlis resolveu se entregar ao Brasil Alfabetizado por conviver com pessoas que não sabem ler. “Muitos não tiveram a oportunidade de frequentar uma sala de aula. E eu sei que posso ajudá-las. Tem que ser feito alguma coisa por elas”, disse.

Durante oito meses, as aulas acontecem de segunda a quinta-feira, com duas horas e meia de duração diárias. E a cada 15 dias o alfabetizador passa por uma formação. Ao final os alunos passam para a Educação de Jovens Adultos (EJA).