Prefeitura leva serviços de saúde e atividades de lazer ao Ponto de Cem Réis no Dia do Homem

Por Thibério Rodrigues - em 933

Thibério Rodrigues

Saude4A Secretaria de Saúde de João Pessoa (SMS) levou até o Ponto de Cem Réis uma série de atividades de prevenção e promoção à saúde em comemoração ao Dia Nacional do Homem, nesta quarta-feira (15). O objetivo da ação é incentivar a população masculina a adquirir novos hábitos para uma vida saudável.

Durante toda a manhã foram ofertados aos visitantes diversos serviços de saúde, como vacinação (DT adulto, tríplice viral e hepatite b); teste de monóxido de carbono existente nos pulmões para saber o grau de dependência do fumante; verificação de pressão arterial; distribuição de preservativos e quites odontológicos.

As equipes da SMS ainda realizaram orientação sobre saúde bucal e os serviços dos Centros de Práticas Integrativas disponíveis na rede pública, além de rodas de conversas sobre a saúde do homem e atividades de lazer com o público presente.

“Nossas ações sempre têm o foco de alertar a comunidade, principalmente os homens, para o cuidado com a saúde. Procuramos sensibilizá-los sobre a importância do público masculino também se cuidar, facilitando o acesso ao serviço. Como sabemos, existe muito machismo em torno do homem que se cuida e isso dificulta eles procurarem os serviços, então invertemos a situação e trouxemos o serviço até eles”, ressaltou Késsio Brito, coordenador da Saúde do Homem da SMS.sms_diadohomem_foto_RafaelPassos (32)

Ele destacou também a importância da promoção e incentivo aos hábitos saudáveis. “Saúde não é apenas quando se está com algum sintoma ou doença, mas os cuidados que são tomados antes. Não por nunca ter tido um problema de saúde que não precisa haver o cuidado”, afirmou.

Para o comerciário Antônio Oliveira, 57 anos, cuidar da saúde é fundamental. “Eu sempre procuro me cuidar, mas nem todo homem é assim. Alguns são muito preconceituosos e acham que só porque são homens nunca vai acontecer nada, aí que é mais perigoso. Sempre que encontro ações como essa eu participo e, assim, estou fazendo com que minha saúde melhore”, disse.

066A ação é realizada em parceria com o Grupo Condutor de Saúde do Homem, Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest), Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) Jaguaribe, Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi), Distritos Sanitários, Áreas Técnicas de Saúde Bucal e de Práticas Integrativas e Complementares.

Saúde do homem – A área técnica em Saúde do Homem tem como diretriz promover ações de saúde que contribuam significativamente para a compreensão da realidade singular masculina nos seus diversos contextos sócio-culturais e político-econômicos. Essa linha de cuidado trabalha políticas de acesso e acolhimento, saúde sexual e reprodutiva, paternidade e cuidado e as doenças prevalentes entre a população masculina.

Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, os homens, comparativamente às mulheres, têm mais excesso de peso, baixo consumo de frutas, de legumes e de verduras, consumo abusivo de bebidas alcoólicas e tabagismo, situações que podem estar se refletindo numa maior mortalidade por doenças do aparelho circulatório, principalmente entre os mais velhos, e também por causas externas, predominantemente entre os mais jovens.sms_diadohomem_foto_RafaelPassos (27)

Comportamentos de risco, como consumo abusivo de bebidas alcoólicas, também se associam a outros comportamentos de risco, muitos determinados pela falsa autopercepção da infalibilidade masculina, facilitando a ocorrência de acidentes e de doenças infectocontagiosas como a Aids e a tuberculose.