Prefeitura mobiliza população em trabalho integrado de combate ao mosquito Aedes aegypti

Por - em 752

Thibério Rodrigues

 

foto.ivomar Gomers Pereira (231)-001A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está participando neste sábado (13) do Dia D de mobilização nacional em combate ao mosquito Aedes aegypti. Num esforço integrado de várias pastas, lideradas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aproximadamente mil servidores se distribuíram em 16 pontos da Capital paraibana para intensificar o trabalho de prevenção contra o mosquito transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika. A ação conta ainda com 800 homens do Exército Brasileiro.

“Estamos fazendo esse chamamento para enfrentar essa situação que o país inteiro está passando em relação ao mosquito Aedes aegypti, pois a prevenção é o melhor caminho. Além do envolvimento conjunto dos poderes públicos, a população também está aderindo a essa mobilização e só teremos o resultado esperado se houver a participação de todos”, afirmou o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo.

Além da administração municipal, a mobilização é uma integração do Governo Federal, Governo Estadual, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil e outros órgãos. O principal ponto de trabalho é a Praça do Coqueiral, no bairro de Mangabeira, onde esteve presente o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

“A destruição dos criadouros é a única forma de prevenção da doença, protegendo gestantes e crianças. Por isso, ações como essa são fundamentais para mobilizar a população a cuidar de suas casas, que concentram mais de 80% dos criadouros do mosquito. Essa guerra nós temos que vencer agora, mobilizando o cidadão”, afirmou o ministro.foto.ivomar Gomers Pereira (215)-001

Em cada um dos 16 pontos da cidade, os profissionais de saúde estão orientando a população sobre as formas de se prevenir contra o mosquito e evitar os possíveis criadouros. O trabalho conta com distribuição de material informativo, conversas com os moradores dos bairros, visitação às residências, aplicação de larvicida, além de uma ouvidoria instalada em cada ponto para receber denúncias sobre possíveis focos do mosquito.

“As pessoas devem evitar os criadouros que se estabelecem em seu perímetro residencial, sendo assim, é fundamental averiguar calhas, lajes planas e materiais descartáveis dentro ou próximo de suas casas e, juntos, combatermos o mosquito”, disse Adalberto Fulgêncio, secretário de Saúde do município.

Para a bibliotecária e moradora do bairro de Mangabeira, Severina Kátia Silva, esse trabalho integrado de vários órgãos é fundamental para a conscientização da população. “É necessário que se faça cada vez mais esforços concentrados como este, pois é mais uma oportunidade que temos de aprender como podemos nos proteger e ainda denunciar os focos desse mosquito que pode nos transmitir tantas doenças”, disse.

foto.ivomar Gomers Pereira (176)-001Denúncias e informações – Para informações ou denúncias de possíveis focos do mosquito, a população pode entrar em contato com a Vigilância Ambiental da Prefeitura de João Pessoa. O telefone é o 3214-5718. Ou pode ligar ainda para a Ouvidoria da Saúde pelo número 160.

Como combater o mosquito – Eliminar os focos de água parada é a melhor forma de se combater o Aedes aegypti. É na água parada que o mosquito se reproduz, aumentando as chances de proliferação da dengue e da zika.  Alguns cuidados são muito importantes, a exemplo de manter bem tampado tonéis de água, manter caixa d’água sempre fechada com tampa adequada, entregar pneus velhos ao serviço de limpeza urbana e remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.