Prefeitura oferece atendimento especializado para casos de alergia

Por - em 1012

DEm época de festejos juninos, as pessoas com problemas respiratórios acabam sofrendo ainda mais devido a fumaça das fogueiras que são acesas nas comemorações. Nas crianças, os casos de alergia chegam a aumentar até 50% neste período do ano, segundo dados de atendimentos do Hospital do Valentina, da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

Aproximadamente 300 crianças são atendidas no Hospital do Valentina com este tipo de problema. No mês de junho, a média cresce para 450 atendimentos diários, incluindo os casos de urgência, emergência e acompanhamento.

De acordo com a médica alergologista, Renata Cerqueira, do Hospital do Valentina, nesta época é importante que as pessoas com alergias respiratórias, especialmente crianças e idosos, tomem cuidados redobrados. “As pessoas ficam mais propensas a crises não só pela maior exposição à fumaça, mas também pelo período chuvoso”, explicou.

Dicas – A especialista orienta que os pacientes evitem a exposição à fumaça das fogueiras e dos fogos de artifício e procurem o médico que os acompanham para que sejam prescritas medicações profiláticas, como medida preventiva.

Ela cita ainda alguns cuidados simples que os pais devem tomar para evitar uma crise de alergia em seus filhos. “Ajuda muito fazer a higiene nasal da criança com soro fisiológico e até mesmo lavar o rosto ou tomar um banho logo após o contato com a fumaça também é importante”, disse.

Serviço – Na rede municipal de saúde, as crianças alérgicas são atendidas no Hospital do Valentina, com atendimento 24 horas por dia em casos de urgência e emergência. Para acompanhamento, as consultas devem ser marcadas na Unidade de Saúde da Família (USF) onde a criança é cadastrada.

Já os adultos, em caso de urgência e emergência, devem seguir para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oceania, em Manaíra. E para acompanhamento, assim como as crianças, devem procurar uma USF, podendo ser atendidos na unidade ou encaminhados pelo clínico geral para atendimento de um alergologista ou pneumologista no Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) de Jaguaribe.