Prefeitura orienta população sobre cuidados para prevenção de doenças
Com objetivo de orientar e conscientizar à população sobre o cuidado a saúde, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), intensificou nesta terça-feira (22), as ações preventivas contra a dengue, leptospirose, caramujos e acidentes com animais peçonhentos em cinco bairros da Capital.
A programação contou com atividades educativas de orientação e exposição de animais no Parque Solón de Lucena, com ações de controle e prevenção com cerca de 300 Agentes de Saúde Ambiental nos bairros de Miramar, Bancários e Castelo Branco e palestra sobre pragas urbanas e posse responsável de animais, no Centro Administrativo Municipal (CAM).
De acordo com o gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Gvaz) da SMS, Nilton Guedes, a população é um forte aliado no combate as pragas. “É importante a participação da imprensa, do poder público, dos Agentes de Saúde e principalmente, da população, que podem contribuir apontando possíveis focos de animais e cuidando dos ambientes domésticos e públicos, não jogando lixo de forma inadequada, não acumulando água e acondicionando bem o lixo de casa, especialmente garrafas e latinhas, e mantendo a lixeira fechada”, destacou.
Ainda de acordo com Gvaz, muitos usuários foram ao stand no Parque Solón de Lucena para tirar dúvidas, pedir informações ou denunciar focos de dengues, ratos e caramujos. “João Pessoa vem registrando redução no número de casos, mas a chegada das chuvas exige uma atenção redobrada de todos”, enfatizou Nilton Guedes.
As ações prosseguem nesta quarta-feira (24), com pesquisa de focos de pragas em oficinas, sucatas e em estabelecimentos comerciais no bairro José Américo e com continuidade das ações dos Agentes de Saúde Ambiental (ASA) nas comunidades. A população também pode entrar em contato com o disque dengue através do número: 3214-5718.
Dengue – A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras.
Leptospirose – Para evitar a leptospirose é preciso evitar o contato com ratos, não deixando restos de alimentos espalhados pela casa como migalhas e grãos que possam cair no chão. Acondicione corretamente os alimentos dentro dos armários, se possível utilizando latas e potes de vidro para evitar que os roedores possam entrar nesses armários e roer a embalagem dos alimentos.
É importante o cuidado com o acondicionamento do lixo e utilize, se possível, latas de lixo com tampas que não possam ser removidas com facilidade por esses animais. Envolva o lixo em sacos plásticos bem fechados e deixe as latas de lixo preferencialmente sobre um suporte que fique fora do contato com o solo.
Para quem mora em casa, mantenha o lote sempre limpo, evitando acúmulos de folhas ou entulhos no quintal, evitando que roedores costuram tocas nos nestes locais.
Caramujos – Aproveitando o clima frio e o tempo chuvoso, os caramujos se reproduzem com facilidade por se tratarem de hermafroditas. Eles, que colocam em média 1.000 ovos por ano, podem transmitir contaminação de forma direta à população, caso não sejam manuseados de maneira adequada. Para catá-los, é necessária a utilização de luvas e sacolas plásticas, em seguida, os caramujos devem ser colocados em tanques com água e sabão.
A prevenção da reprodução do caramujo africano pode ser feita a partir da limpeza dos terrenos para evitar o crescimento de vegetação, que é o alimento do animal. Para o controle da espécie, é necessária a catação e o afogamento do caramujo com água e sabão numa vasilha.
Acidentes com animais peçonhentos – Para evitar acidentes com animais peçonhentos é importante ter cuidado ao entrar em lugares escuros e manipular lixo e entulho ou colocar a mão em buracos. O uso de luvas, botas de cano alto e perneiras diminuem drasticamente a probabilidade de acidentes. Cercanias de casas, celeiros, currais, canis e outros devem estar sempre limpos e capinados. O lixo deve ser acondicionado em recipientes fechados para no atrair animais como pequenos roedores, que fazem parte da dieta de serpentes.