Prefeitura promove ações de controle do caramujo africano

Por - em 718

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Saúde (SMS), promove nesta quarta-feira (19) uma série de ações direcionadas ao controle do caramujo africano. As atividades serão realizadas a partir das 14h na Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses, no bairro dos Bancários

A programação inclui palestras sobre o controle do caramujo africano e os riscos ao meio ambiente e à saúde humana, identificação dos locais infestados, catação e eliminação do caramujo com a técnica do afogamento, além da orientação da população sobre como atuar no controle.

O objetivo da ação é capacitar os coordenadores das atividades de campo, para atuar junto aos agentes de vigilância ambiental como multiplicadores das informações sobre como a população deve agir na presença do caramujo africano.

De acordo com o gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses, Nilton Guedes, é necessária a conscientização da população sobre o caramujo africano, pois neste período de chuva e umidade é mais comum a reprodução dessa espécie invasora e exótica. “Além das ações do poder público, o controle de caramujo necessita da participação da população, então nós trabalhamos com a orientação de como as pessoas devem proceder”, disse.

A prevenção da reprodução do caramujo africano pode ser feita a partir  da limpeza dos terrenos para evitar o crescimento de vegetação, que é o alimento do animal. Para o controle da espécie, é necessária a catação e o afogamento do caramujo com água e sabão numa vasilha.

Também participam das ações a Autarquia Municipal e Limpeza Urbana (Emlur) e a Secretaria do Meio Ambiente (Semam), atuando em suas respectivas atividades, como cooperação em atividades educativas e ações de controle.

Programação:

14h – Palestra “Controle do Caramujo Africano: Riscos à saúde humana e impacto no meio ambiente” – Auditório da Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses;

14h40 – Palestra “Ações a serem desenvolvidas no controle do caramujo africano” – Auditório da Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses;

15h30 – Deslocamento para a Praia de Cabo Branco para identificação dos locais infestados pelo caramujo africano, ações de controle com catação e eliminação de caramujo com a técnica de afogamento e orientação da população circulante  sobre como atuar no controle do caramujo.