Prefeitura promove inclusão social de estudantes com deficiência auditiva

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sedec_escolaindiopiragibe_linguadesinais_foto_gilbertofirmino__06O Dia Nacional do Surdo, comemorado nesta quinta-feira (26), é saudado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) com práticas inclusivas dentro e fora do ambiente escolar. Atualmente a Rede Municipal de Ensino atende a 150 alunos com algum tipo de deficiência auditiva, que vão desde o Ensino Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os alunos são atendidos em 21 instituições de ensino, entre escolas e Centros de Referência em Educação Infantil (Creis).

Edson Suênio tem 15 anos e está no 8º ano. Quando está longe da sala de aula adora praticar natação e ir a praia. Ele pretende ser mecânico e quer muito ter uma casa própria e construir uma família. Já Luca Pires, de 14, treina para ser jogador de futebol profissional. O sonho não impede que ele faça um curso superior, por isso os livros são prioridade na vida do garoto que cursa o 6º ano.

Os colegas integram o time formado por 58 surdos que estudam na escola Índio Piragibe, em Mangabeira. A unidade escolar preparou uma manhã especial para festejar O Dia Nacional do Surdo, com atividades recreativas, lúdicas e interativas.

“Temos que celebrar a vida e agradecer, mesmo com a deficiência. Estudamos normalmente, temos professores e tradutores excelentes que nos dão força e permitem o nosso aprendizado”, enfatiza Edson, que perdeu a audição com três anos de idade, vítima de rubéola.

No caso de Luca, mesmo tendo um dia a dia saudável e conseguindo vencer as adversidades por conta da comunicação, o desejo de fazer um implante coclear (também oferecido pela Prefeitura de João Pessoa) está nos seus planos. “Consigo me comunicar bem, com os ouvintes. Já me adaptei com o mundo sem som. Mas, se posso um dia ouvir, porque não tentar”, disse o aluno.

Integração – A coordenadora de Educação Especial, Sandra Verônica, enfatiza que a inclusão no ambiente escolar é necessária, mas o apoio da família é imprescindível, na integração da criança surda ao lar em que vive.

Interprete há quatro anos na Escola Leonel Brizola, em Tambauzinho, Verônica Ramos fala da emoção de transmitir conteúdos e da alegria de se fazer o que gosta. “Somos uma espécie de ponte entre o conhecimento e o aprendizado, uma espécie de ouvido do surdo. Uma profissão de muita responsabilidade, que deve ser encarada com clareza e fidelidade”, esclarece a tradutora, que por conta de uma tia surda, sentiu interesse em aprender libras.

“Quando cheguei à instituição escolar interagia muito pouco. Mas, com muita disciplina e força de vontade todo dia saio daqui levando algo novo”, disse a aluna do 6º ano, Milena Priscila.

Leonardo Ferreira, de 15 anos, é um dos destaques do 7º ano, na escola Leonel Brizola. Aceita a deficiência e interage muito bem com os ouvintes. No momento vivencia a fase da paquera. Quem nos confidencia esses detalhes é a tradutora dele.

“Realmente sou inquieto. É que sou feliz. Adoro estar aqui na escola, tenho amigos, me divirto, e aprendo muito”, disse Leonardo, com um sorriso largo.

Capacitação – Anualmente os especialistas, intérpretes e professores surdos da rede municipal passam por um processo de qualificação profissional. Na ocasião, são ministradas palestras sobre a temática, estudos voltados para a questão linguística, treinamento envolvendo a tradução e interpretação das línguas utilizadas no processo de aprendizagem das crianças, além de troca de experiências com relatos de casos vivenciados dentro do ambiente escolar.

Data – A comunidade surda comemora no dia 26 de setembro, o Dia Nacional do Surdo, data em que são relembradas as lutas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania. Este dia tão importante foi instituído pela Lei federal nº 11.796, de 29 de outubro de 2008, ou seja, é uma conquista recente.

O secretário de Educação e Cultura felicita essa parcela da população e relata que estas comemorações são importantes para lembrar que é preciso estar atento para ter um processo de inclusão social e educacional.

“Cada vez mais as unidades escolares municipais estão se preparando e se transformado para atender com maior eficiência e qualidade essa comunidade tão expressiva”, finalizou Luiz Sousa Júnior.