Prefeitura promove Mostra e Festival de Danças Populares

Por - em 468

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), realiza nesta quinta-feira (22) o XII Festival de Danças Populares das escolas municipais e a III Mostra de Brinquedos e Rodas Cantadas dos Centros de Referência em Educação Infantil (Creis). O evento será realizado nos turnos da manhã e tarde, no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. A atividade cultural segue das 9h30 às 17h.

Participam das apresentações cerca de 550 alunos da rede municipal de ensino de 24 Centros de Referência e 13 escolas. O evento, realizado anualmente pela Divisão de Educação Física, Esporte e Lazer (Defise), tem como proposta levar a comunidade escolar o conhecimento da cultura local através das manifestações populares.

“Este trabalho é de grande importância para o desenvolvimento cultural e o educativo dos alunos, possibilitando a ampliação do acervo cultural e o respeito à cultura local. Também é observada nos estudantes a questão da melhoria da criticidade, criatividade, superação de seus limites e as relações interpessoais”, disse a coordenadora do projeto, Joseneide Correia Behar.

Nesta edição, o Festival de Danças Populares está apresentando as danças da região Nordeste, a exemplo do xote, baião, ciranda, coco de roda e boi de reis, inspiradas nas canções das paraibanas Cátia de França e Elba Ramalho, homenageadas do Ano Cultural.

A mostra de ‘Brinquedos e Rodas Cantadas’ faz referência às cantigas do cancioneiro popular infantil, vivenciadas nas aulas de Educação Física e Arte durante o segundo e terceiro bimestres, como também outras manifestações da cultura popular brasileira.

Preparativos – Desde abril, as instituições de ensino estão envolvidas para a realização do evento. São pesquisas, ensaios, produção de figurino e aprendizagem na prática dos valores da dança numa perspectiva de ampliação do acervo cultural, respeito e valorização destes conhecimentos por parte dos alunos.

Na escola José Novais, no bairro dos Novais, os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que participam do grupo de dança, estão ansiosos para a sua segunda participação no festival. “É uma experiência que nem sei relatar. Algo que me deixa feliz e com mais vontade de participar”, afirmou Dalvanira dos Santos, de 48 anos, que ainda está sendo alfabetizada.

A professora Noêmia do Oriente afirma que o trabalho de dança para os alunos da EJA favorece o crescimento pessoal dos participantes. “A dança melhora a auto-estima e as relações interpessoais desses adultos”.

Escolas participantes – Índio Piragibe, Mangabeira; Lions Tambaú, Bancários; David Trindade, Mangabeira; Celso Furtado, Funcionários I; Frutuoso Barbosa, Ilha do Bispo; José Novais, Novais; Zulmira de Novais, Cruz das Armas; Francisco Pereira, Cristo; Violeta Formiga, Mandacaru; Radegundis Feitosa, José Américo e Tharcilla Barbosa, Grotão;

Creis participantes – Calula Leite, Esplanada; Adalgisa Vieira, Cruz das Armas; Frei Afonso, Róger; Maria da Penha, Funcionários II; Marinete Paiva, Valentina; Maria Ruth, Geisel; Maria José de Miranda Burity, Ilha do Bispo; Diotília Guedes, Centro; Maricelli Carneiro, Alto do Mateus; Santa Clara, Castelo Branco; Santa Bárbara, Valentina; João Tota, Mandacaru; Glória Cunha Lima, Valentina; Roberto Vieira, Cristo; Antonieta Aranha, Bessa; Noêmia trindade, funcionários IV; Júlia Ramos, Torre; Dom Marcelo, Valentina; Rita Gadelha, Bancários; Laranjeiras, José Américo; Custódia Nóbrega, Mangabeira, além das Escolas de Educação Infantil Daura Santiago, Gramame; Ubirajara Pinto, Ipês e o Teatro Ednaldo do Egito, em Manaíra.