Prefeitura realiza 8º Seminário de Literatura de Cordel

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8º Seminário de Literatura de Cordel (6)Professores de português, artes e história de 34 escolas da rede municipal de ensino participaram, nesta segunda-feira (25), do VIII Seminário de Literatura de Cordel, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. A atividade faz parte do ‘Projeto Cordel na Sala de Aula’, idealizado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).

O objetivo do evento é realizar oficinas de leitura e apontar sugestões metodológicas de forma a trabalhar a literatura de cordel na sala de aula. “Ações como essas são fundamentais para que a cultura popular se aproxime das escolas, transformando-se em instrumento pedagógico da educação infantil ao ensino fundamental”, disse a coordenadora do projeto, Maria Laura de Albuquerque.

O seminário contou com a apresentação do doutor em lingüística, Nelson Barbosa, e da mestre em arte Márcia Carvalho, além da exibição do documentário ‘Viagem aos 80 anos da revolta de Princesa’, desenvolvido nas escolas municipais.

Os docentes tiveram uma palestra sobre a importância da narrativa em verso na sala de aula, com interatividade, brincadeiras, versos e a elaboração de um cordel. Houve também uma exposição de xilogravuras em cadernetas, camisetas, papel e madeira. “O cordel dá a identidade a criança tornando-a uma artista com visão própria e capaz de revolucionar uma sociedade. Parabenizo a gestão pela sensibilidade em abordar a temática na rede pública municipal”, relatou o poeta, cordelista e contador de história, Nelson Barbosa.

A professora Darlene Alcântara, da escola Francisco Pereira, no Cristo participa do seminário todos os anos. Para ela é uma injeção de aprendizagem e conhecimento. “Saímos daqui renovados e cheios de inspiração para executar o nosso trabalho com mais leveza e interação. Estou cheia de idéias para levar aos meus alunos”, esclareceu a docente.

Cordel na Sala de Aula – O Projeto é realizado em 34 escolas da rede municipal de ensino, abrangendo os Ensinos Fundamental I e II e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo da ação é incentivar o hábito de leitura do cordel dentro das atividades transdisciplinares de cada escola, entendendo esse gênero literário como instrumento pedagógico, principalmente por ser um identificador da verdadeira cultura nordestina.