Prefeitura realiza ações para atender população atingida pelas chuvas

Por - em 732

Equipes das Secretarias que integram a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) estão trabalhando para atender a população que sofre as consequências das fortes chuvas que caíram durante a tarde de terça-feira (3) e início da manhã desta quarta-feira (4) na Capital.

A mobilização, liderada pela Defesa Civil (Compdec), está colocando em prática o Plano de Contingência para o período chuvoso que visa, além de prevenir a consequência das chuvas, assegurar atendimento às famílias desabrigadas, desobstruir galerias, monitorar pontos críticos, dar assistência à saúde pública e disciplinar o trânsito.

A Defesa Civil registrou pontos de alagamento nas comunidades São Rafael, Tito Silva, São José, Colinas do Sul II e Padre Hildon Bandeira. Outros dois pontos de queda de barreiras também foram detectados. Um no quilômetro 19 da BR-230 (no Castelo Branco) e outro na barreira do Cabo Branco. Ao todo, mais de mil pessoas sofreram as consequências de 15 horas de chuvas e estão sendo acolhidas em escolas e abrigos pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

“Como medida de urgência estamos atuando junto com a Defesa Civil para retirar as famílias em situação de risco ou que estão desabrigadas e levá-las para locais onde possam ter assistência médica, alimentação, abrigo e amparo”, afirmou a diretora de Organização Comunitária e Participação Popular, Cely Andrade.

Saúde – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também está atuando no atendimento emergencial à população. De acordo com a gerente de Atenção Básica, Lucineide Braga, equipes das Unidades da Saúde da Família foram treinadas para atender em situações emergenciais e estão oferecendo todo o suporte necessário às vitimas das chuvas, tanto nos abrigos, quanto nas próprias unidades. “O atendimento emergencial pode ser solicitado através do Samu (24h)”, pontuou.

Limpeza – Desde as primeiras horas desta quarta-feira (4), a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), está realizando serviços para desobstrução de vias terrestres e aquáticas em João Pessoa.

No início da manhã foram utilizadas uma máquina retroescavadeira,  caçambas e um carro-pipa para remoção do entulho resultante do deslizamento de terra na pista da BR-230, próximo a Comunidade São Rafael, no bairro Castelo Branco, permitindo a liberação do tráfego. O mesmo serviço também foi feito no bairro do Altiplano/Cabo Branco, próximo ao girador.

No Bairro São José, a equipe Aquática da Emlur, está removendo a vegetação do rio, com o objetivo de facilitar o fluxo das águas e inibir o acúmulo para coibir inundações.

Infraestrutura – A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) esta com 120 homens trabalhando em vários pontos da cidade para minimizar os transtornos. Os serviços estão concentrados na desobstrução de galerias e limpeza de linhas d’água, nos seguintes bairros: Bairro dos Ipês, Bairro dos Estados e nas avenidas João Machado, Epitácio Pessoa.

A Seinfra também dá suporte às ações da Defesa Civil. Nesta quarta-feira (5) houve uma ação conjunta na liberação da via, em decorrência do deslizamento da Barreira do Cabo Branco.

O secretário de Infraestrutura, Ronaldo Guerra, ressaltou a importância da população não jogar lixo nas vias públicas, rios, canais e encostas para evitar alagamentos em dias de chuva.

Trânsito – A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) vem seguindo o plano de operação elaborado para dias de chuva intensa. A Semob reforçou o efetivo de agentes de mobilidade nas ruas desde a manhã da terça-feira (3), devido às fortes chuvas que têm caído em João Pessoa, inclusive convocando agentes que estavam de folga para trabalhar como serviço extraordinário, auxiliando no disciplinamento do trânsito.

Cinquenta agentes de mobilidade foram distribuídos nos principais pontos da cidade, onde há registro de alagamentos, e nos locais de congestionamento. Ainda, dentro do esquema montado, parte dos agentes de mobilidade que fazem fiscalização de transporte público foi remanejada para atuar na operação de trânsito.

A Semob conta com servidores nos três turnos observando o trânsito pelas câmeras de monitoramento, auxiliando os agentes de mobilidade nas ruas. Uma equipe também está de prontidão (24h), caso haja necessidade de auxiliar a Defesa Civil em alguma ocorrência; e outra  realizando manutenção preventiva nos semáforos.

Segundo a assessoria de imprensa da Semob, os motoristas devem procurar obedecer às ordens dos agentes de mobilidade, principalmente quando solicitarem que sigam por outro caminho quando houve bloqueio, pois todos os esforços estão sendo empenhados para garantir a mobilidade do pessoense.

Árvores – A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) também está oferecendo apoio à Defesa Civil para evitar maiores transtornos e contornar aqueles já existentes. Por causa das chuvas, duas árvores caíram. Os incidentes foram registrados no bairro do Jardim Luna e na Avenida Epitácio Pessoa.

A diretoria de paisagismo mantém um número de telefone de contato caso a população queira solicitar a retirada de galhos de árvores, além do serviço de poda e capinação nas praças e canteiros centrais da cidade. O telefone é o 3218-9183.

Até o momento, a Secretaria não recebeu nenhuma ocorrência de remoção ou demolição de casas.

Plantão – A Defesa Civil tem uma equipe de plantão para atender a população. Para informações e/ou chamados de emergência, a Compdec disponibiliza o telefone 0800-285-9020. A ligação é gratuita e o atendimento é 24 horas.

Previsão do Tempo – A previsão do tempo, de acordo com o monitoramento da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) é de nebulosidade variável com ocorrência de chuvas moderadas em alguns pontos isolados, no Litoral paraibano.