Prefeitura realiza ações preventivas para evitar transtornos à população

Por - em 385

Eliabe Castorbairrosaojose_foto_dayseeuzebo

A Coordenadoria de Defesa Civil Municipal vem realizando, através do projeto ‘João Pessoa em Ação – Força Municipal de Risco’, diversas ações preventivas para evitar transtornos à população da Capital no período chuvoso. O coordenador do órgão, Noé Estrela, informou que desde março uma sequência de atividades vem sendo realizadas, como poda de árvores, desobstrução de galerias e o desassoreamento dos rios que cortam o município.

Ele informou que as galerias pluviais estão sendo limpas frequentemente por funcionários da Secretaria de Infra estrutura (Seinfra), solicitando à população que evite jogar lixos e detritos nas ruas, a fim de preservar a limpeza das canaletas. O mesmo vale para os rios, lembrou Noé Estrela. “Nós estamos fazendo um trabalho contínuo para o desassoreamento e profundidade da calha dos rios, em especial o Jaguaribe, Cuiá e Timbó”, observou.

Sobre a poda de árvores, Estrela frisou que equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) estão em constantes ações, afirmando que todos os dias a Defesa Civil e demais órgãos da Prefeitura saem pela cidade observando possíveis problemáticas. Desta forma, antes que acidentes aconteçam, há a prevenção.

Noé Estrela disse que em João Pessoa existem 102 pontos de alagamento, sendo monitorados diuturnamente. Por fim, outra ação que a Defesa Civil vem realizando é o cadastramento e verificação dos prédios que estão em situação de risco no Centro Histórico. A inspeção está sendo realizada em parceria Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (Iphaep), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além da Coordenadoria do Patrimônio Cultural do Município (Copac).

Sobre o cadastramento e deslocamento das famílias que estavam residindo em situação de risco, elas foram relocadas no ano passado, observando, no entanto, que, caso haja a necessidade de novas transferências, isto será feito. Ao final da entrevista, Noé Estrela frisou que a população pode acionar a Defesa Civil a qualquer hora pelo telefone 0800 285 9020.