Prefeitura realiza atividades para a população no Dia Mundial da Saúde

Por - em 650

Quem passou no Busto de Tamandaré nesse domingo (7) pôde conferir os serviços que a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibilizou para a população em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. Este ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu a prevenção da hipertensão como tema a ser trabalhado na data especial.

Tendas armadas da calçada da praia convidaram a população a um momento de cuidado com a saúde. Aferição de pressão arterial, vacinação, avaliação nutricional, aulão de ginástica, tai chi chuan, yoga, auriculoacumputura, orientação sobre câncer de mama e de próstata, saúde bucal e massoterapia foram alguns dos serviços que estiveram à disposição de quem passava. As diversas áreas temáticas da SMS cumpriram a diretriz da OMS, que diz que a saúde não é apenas ausência de doença, mas um estado de bem-estar físico, mental e social.

A aposentada Maria do Céu Medeiros aproveitou a oportunidade para aferir a pressão, saber mais sobre câncer de mama e resolver um problema que a afligia há alguns dias. “Fiz uma viagem de quase três mil quilômetros e estou com o pescoço doendo muito. Decidi fazer uma massagem”, disse. Pouco tempo depois, Maria do Céu estava vibrando. “A massoterapia ajudou bastante. Agora vou dormir mais relaxada”, ressaltou.

Cuidados – O objetivo das ações pelo Dia Mundial da Saúde, segundo a gerente de Atenção à Saúde da SMS, Lucineide Braga, é difundir a mensagem da promoção da saúde por meio da prática de atividades físicas e da boa alimentação. “Queremos sensibilizar a população para a construção de hábitos saudáveis de vida no cotidiano”, disse.

De acordo com ela, a falta de cuidados com a saúde, por parte de quem é hipertenso, pode acarretar em ataque cardíaco, insuficiência renal, acidente vascular cerebral (AVC), cegueira, arritmia ou paragem cardíaca.

Para evitar a hipertensão:

  • Reduzir a ingestão de sal (cloreto de sódio) – Limitar a ingestão diária de sódio ao máximo de 2,4g de sódio ou 6g de cloreto de sódio (uma colher de chá).
  • Aumentar a ingestão de potássio – É recomendável que a ingestão diária de potássio fique entre 2g e 4g, contidos em uma dieta rica em frutas e vegetais frescos.
  • Reduzir ou abandonar a ingestão de álcool – O consumo excessivo de álcool eleva a pressão arterial, causa variações nos níveis pressóricos, aumenta a prevalência de hipertensão, é fator de risco para acidente vascular encefálico e é uma das causas de resistência a medicamentos anti-hipertensivos.
  • Praticar exercícios físicos regularmente – Exercícios físicos aeróbios por um período de 30 a 45 minutos por dia, três a cinco vezes por semana é um bom começo.
  • Combater o tabagismo – O cigarro eleva agudamente a pressão arterial e favorece o desenvolvimento e as complicações da aterosclerose, doença crônica e degenerativa que leva à obstrução das artérias por depósito de gorduras em seu interior.

Dicas de alimentação mais saudável

  • Aumentar o conteúdo de fibras na dieta (grãos, frutas, cereais integrais, hortaliças e legumes, preferencialmente crus).
  • Preparar as carnes de aves sem a pele e os peixes sem o couro, retirar a gordura visível das carnes vermelhas, evitar o uso de gorduras saturadas no preparo dos alimentos, dar preferência aos produtos desnatados e às margarinas cremosas.
  • São exemplos de óleos insaturados: soja, canola, oliva, milho, girassol e algodão, usar preferencialmente os três primeiros.
  • Evitar o uso de óleo de coco e dendê.
  • Evitar frituras. Ingerir alimentos cozidos, assados, grelhados ou refogados.
  • Preferir ervas, especiarias e limão para temperar os alimentos.