Prefeitura realiza Conferência da Assistência Social nestas quinta e sexta-feira

Por - em 885

Sob o tema: “Consolidar o SUAS de Vez Rumo a 2026”, o Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) realizam a 10ª Conferência Municipal da Assistência Social, nestas quinta (6) e sexta-feira (7). A solenidade de abertura ocorrerá a partir das 8h, no auditório da Federação Espírita da Paraíba, Av. Bento da Gama, 555, Torre.

Marta Moura, secretária do Desenvolvimento Social de João Pessoa, destaca a importância da décima edição da Conferência da Assistência Social do município. “Será um momento de reflexão da assistência nos últimos quinze anos. A grande importância é que ela irá focar o princípio da universalidade Sistema Único da Assistência Social (SUAS)”, destacou.

Ela lembra que a grande importância desta Conferência é que ela passará por todos os princípios fundamentais da assistência social, sob a ótica do controle social. “A discussão plena do SUAS no aspecto público, universal, republicano e federativo. Um SUAS para quem dele precise, uma visão mais democrática na construção da cidadania. É refletir os princípios fundamentais da Constituição Federal que regem a assistência social no que se refere à dignidade da pessoa humana”, sintetiza.

O presidente do CMAS, Marcelo Paulino, diz que a Conferência irá avaliar os resultados alcançados nas conferências anteriores e projetar o direcionamento da política da assistência social para a construção de diretrizes para o Plano Decenal 2016-2026. “Mobilizando nacionalmente a discussão em torno do SUAS que temos e do SUAS que queremos”, destacou.

O evento irá reunir delegado (as), com direito a voz e voto, representantes governamentais, indicados pela Gestão; representantes da sociedade civil, considerando os seguintes segmentos: entidades e organizações de Assistência Social, obrigatoriamente inscrito no CMAS. Trabalhadores de organizações com vinculo SUAS; usuários do SUAS.

Cada entidade deverá encaminhar um representante e um usuário. A vaga de trabalhador devera ser indicada através de articulação entre os segmentos de execução de cada política pública: criança e adolescente, pessoa idosa, mulher, pessoa com deficiência e público misto.

 

Programação:

Quinta-feira

08h:- credenciamento

08h30 – apresentação cultural

09h – abertura

09h30 – discussão e aprovação do regimento interno da Conferência. Coordenação de mesa: Marcelo Paulino de Melo e Joubert Fonseca Leitor: Renato Cesar Ribeiro Bonfim

10h30 – conferência magna “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”. Conferencista representante do MDS: Mariana de Sousa Machado Neris. Coordenadora Geral de Serviços de Acolhimento, da Secretaria Nacional de Assistência Social/MDS Representante do CNAS: conselheira Aldenora González coordenação de mesa: Martha G. Moura Gomes.

11h30 – debate

12h– almoço

13h30 – acolhida – apresentação cultural

14h- grupos temáticos. Discussão das dimensões.

17h – coffee break e encerramento.

Sexta

08h– continuação dos grupos temáticos. Discussão das dimensões temáticas. Com a sistematização de todas as propostas retiradas, moções e aprovações;

10h- inicio da plenária final

12h – almoço

13h30h – plenária final continuação

16h – processo de eleição dos delegados para a Conferência Estadual. Coordenação de mesa: Marcelo Paulino de Melo e Joubert Fonseca

17h– coffee break- encerramento