Prefeitura realiza I Seminário Municipal sobre Trabalho Infantil

Por - em 550

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou, nesta terça-feira (18), o I Seminário Municipal sobre Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente. O evento aconteceu no Auditório da Faculdade Internacional da Paraíba (UNPB/FPB), na Avenida Monsenhor Walfredo Leal, 512, Tambiá.

A solenidade realizada em parceria com o Instituto Alpargatas trouxe como tema: “Por um mundo sem trabalho infantil: desafios e responsabilidades” cujo objetivo foi promover a formação continuada dos atores envolvidos na construção da rede de garantias dos direitos da criança e do adolescente no município de João Pessoa, na perspectiva da promoção, defesa, controle social e por sua vez na disseminação do direito dessa parcela da população.

As apresentações culturais desenvolvidas pelos alunos das unidades do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti/JP) deram início à programação. Além disso, oficinas, debates, encaminhamentos, fizeram parte da programação.

Convidado Especial – O evento teve a palestra “Por um mundo sem trabalho infantil e a atuação do Peti”, ministrada por um dos fundadores da Pastoral do Menor, Reinaldo Bugarelli, de São Paulo.

O I Seminário Municipal sobre Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente contou com a presença, da secretária de Desenvolvimento Social, Marta Moura, da diretora de Assistência Social, Temis Gondim, da juíza da Vara da Criança e do Adolescente, Ailza Fabiana, da coordenadora do Fepeti/PB, Maria Senharinha, e do diretor Executivo do Instituto Alpargatas, Berivaldo Araújo, que juntos compuseram a mesa de abertura.

A secretária de Desenvolvimento Social, Marta Moura, ressaltou a necessidade de fortalecer as relações entre a sociedade e o poder jurídico com o objetivo do fortalecimento das políticas públicas para as crianças e adolescente. Para Marta Moura, “as crianças não estão no nosso futuro, estão no nosso presente”, concluiu.

O diretor Executivo do Instituto Alpargatas, Berivaldo Araújo, expressou a felicidade em partilhar o momento em defesa aos direitos da criança e do adolescente, onde evidenciou as ações sociais como a bandeira da instituição.  “O Instituto Alpargatas está pronto para dar continuidade ao trabalho que já é desenvolvido desde 2005 nos 21 núcleos do Peti,” afirmou.

Para a coordenadora Geral do Peti/JP, Ariane Nogueira, o Seminário foi essencial para fortalecimento da rede, na perspectiva da proteção à criança e do adolescente no município de João Pessoa, na lógica do combate ao trabalho infantil.

Já a diretora de Assistência Social, Temis Gondim, enfatizou que “não basta falar não ao trabalho infantil, é preciso dizer sim aos direitos da criança e do adolescente”.