Prefeitura realiza palestra sobre linha de crédito do Banco Cidadão

Por - em 521

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com a Secretaria de Trabalho, Produção e Renda, realizou, nesta segunda-feira (22), uma palestra sobre a linha de Crédito do Banco Cidadão para empreendimentos em Economia Solidária.

A palestra, que ocorreu das 14h às 17h, na Casa dos Conselhos, localizado na Rua Dom Pedro I, 692, Centro, reunindo 50 grupos de empreendimentos, teve como objetivo levar informações sobre a linha de crédito para os microempreendedores, para que eles tenham conhecimentos de como obter o microcrédito. Vale ressaltar, que o segmento incentiva o desenvolvimento e a criação de pequenos negócios.

Para a diretora de Economia Solidária e Segurança Alimentar e Nutricional, Lúcia Silva, o trabalho envolve o segmento em situação de vulnerabilidade social que requer diferentes ações. Segundo ela, o foco vai para os grupos organizados de geração de emprego e renda, referenciados nas ações de segurança alimentar e economia solidária, para proporcioná-los o acesso a essa política de microcrédito, oferecida pelo Banco Cidadão.

Como participar – Qualquer pessoa que quer abrir ou ampliar um negócio pode ser beneficiada pelo Banco Cidadão. Basta ter idade a partir de 18 anos e ser residente em João Pessoa há, no mínimo, seis meses. O microempreendedor não pode estar inadimplente nos cadastros de proteção ao crédito. Não é necessário estar formalizado.

Os empréstimos do Banco Cidadão podem ser feitos na quantia de até dez salários mínimos (R$ 7.240). A taxa de juros é de 0,9% ao mês, com carência de até três meses. Os pagamentos podem ser quitados em até 24 meses. Como forma de incentivo, o empreendedor que pagar em dia as parcelas, terá direito à gratuidade na 15ª. Vale destacar que o Banco Cidadão trabalha com a menor taxa de juros para liberação de empréstimos para pequenos negócios.

Empreendedores – A artesã Maria Aparecida disse que o Banco Cidadão é a oportunidade de expandir sua produção. “Confecciono artigos como panos de prato, de cozinha e passadeiras e, agora, quero adquirir maquinário para dar mais celeridade ao trabalho. Eu já adquiri empréstimo em outro banco, mas as condições são bem diferentes, não valem à pena”, contou a artesã.

O Banco Cidadão está localizado na Avenida Cardoso Vieira, 85, Varadouro, ao lado da Praça Antenor Navarro. Para fazer a inscrição, o interessado deve portar RG, CPF e comprovante de residência atual.  Em seguida, ele vai participar de um curso básico de gestão empresarial com duração de uma semana.