Projeto “Sextou” destaca enfrentamento ao combate ao mosquito Aedes aegypti
Nayanne Nóbrega
A terceira edição do projeto “Sextou”, que acontece hoje, ressalta o Dia Nacional de Mobilização da Educação para o Combate ao Mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya. O evento acontecerá às 18h30, no Auditório da Estação Cabo Branco – Cultura, Ciências e Arte, no bairro Altiplano, em João Pessoa.
A ação é realizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Educação (Sedec), por meio do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem). Durante o evento, os estudantes poderão conferir apresentações culturais com música, dança e teatro. Na ocasião, acontecerá ainda o lançamento do Projovem Fashion Week, que está previsto para acontecer em abril deste ano.
De acordo com o coordenador do Projovem Urbano, Júlio Pessoa, a ação é uma estratégia de combate à evasão escolar. “O projeto é uma ação interdisciplinar que visa integrar, mobilizar e dinamizar ações pedagógicas através da promoção de atividades culturais, colaborando assim para a construção de uma escola democrática e atrativa”, disse.
Júlio Pessoa ressaltou ainda que é necessário o engajamento de todos no combate ao mosquito. “Nossa sociedade não pode ser refém de um mosquito. Ações pedagógicas que debatam essa temática são bastante relevantes para o combate do mosquito e prevenção ao zika. Com a sensibilização e conscientização de todos venceremos essa batalha”, destacou.
Mais de dez escolas da Rede Municipal de Ensino, que sediam núcleos do Projovem, participam do evento. Cada edição apresenta um tema específico, que tenta dialogar com questões relacionadas às juventudes e suas especificidades. O tema deste evento é Carvanal.
Mobilização – A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), aderiu ao Dia Nacional de Mobilização da Educação para o Combate ao Mosquito Aedes aegypti. A ação é uma parceria do Ministério da Educação e Cultura (MEC) com os municípios. Na Capital, acontece em 95 escolas da Rede Municipal e 82 Centros de Referência em Educação Infantil (Creis). Durante todo o ano letivo o combate ao mosquito será trabalhado de forma interdisciplinar em todas as unidades de ensino.