Prefeitura recepciona os médicos que atuarão nas USFs de João Pessoa
O Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab), do Ministério da Saúde, acolheu, na tarde desta quarta-feira (6), no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus I, 217 novos médicos que atuarão em Atenção Básica na Paraíba. Desse total, 17 ficarão em João Pessoa.
O principal objetivo do programa é estimular a formação do médico para a real necessidade da população brasileira e levar esse profissional a localidades com maior carência deste serviço. Por essa razão, os profissionais serão distribuídos em 71 municípios paraibanos, incluindo João Pessoa.
“É uma oportunidade para os médicos recém-formados complementarem a formação e, ao mesmo tempo, conhecerem a realidade das comunidades mais carentes da cidade”, disse o secretário de Saúde de João Pessoa, Lindemberg Medeiros.
Os médicos terão, entre outros benefícios, uma pontuação adicional de 10% na nota dos exames de residência quem tiver bom desempenho no primeiro ano de atuação no programa, além de bolsa mensal de R$ 8 mil. “É um momento importante, tanto para o profissional quanto para a população, pois eles podem estreitar os laços com a comunidade na qual vão trabalhar e, se encontrarem afinidade, poderão continuar no processo”, acrescentou o secretário.
Segundo Lindemberg, essa não é apenas uma forma de sanar a falta de médicos na rede municipal de Saúde, mas de fazer com que o profissional recém formado conheça a própria rede e agregue esse conhecimento à sua formação.
Os municípios serão responsáveis pelo acompanhamento da atuação dos profissionais, que cursarão uma pós-graduação com duração de 12 meses, por meio do qual atuarão nas equipes de Atenção Básica.