Prefeitura viabiliza repasse mensal para o Instituto dos Cegos
O prefeito Luciano Cartaxo assinou, na manhã desta sexta-feira (22), o convênio que credencia o Instituto dos Cegos no Sistema Único de Saúde (SUS). Com o ato, a organização passará a receber repasses financeiros de até R$ 30 mil mensais, o que possibilitará a ampliação dos serviços oferecidos e da capacidade de atendimento. O evento aconteceu na sede do Instituto, localizada na Avenida Santa Catarina, Bairro dos Estados.
“Depois que assumi a Prefeitura de João Pessoa sabia que a admiração que sentia pelo trabalho do Instituto teria de se transformar em algo maior”, destacou Luciano Cartaxo. “Não é de hoje que procuro contribuir com esta causa e, agora, quis realizar uma ação que pudesse realmente fazer a diferença. Este convênio, que garante um teto de R$ 360 mil anuais em investimentos, representa cidadania e vida, e este é o compromisso do nosso Governo com a população”, complementou.
Para o vice-prefeito Nonato Bandeira, que é coordenador do Programa de Inclusão e Cidadania da Pessoa com Deficiência, da Prefeitura de João Pessoa, o ato celebra o cumprimento de uma reivindicação do Instituto. “Estamos avançando muito no suporte às entidades que prestam serviços à pessoas com deficiência e queremos que isso aconteça cada vez mais. Essa caminhada é muito longa, mas temos dados passos firmes para chegarmos aos resultados”, atestou.
O secretário municipal da Saúde, Adalberto Fulgêncio, destacou a determinação do Governo Municipal em desenvolver políticas específicas para cuidar das pessoas com deficiência. “Por isso temos mantido uma parceria muito firme com o Instituto dos Cegos, entre outras instituições. A orientação dada pelo prefeito é dar todo o apoio necessário por entendermos que é preciso trabalhar pela saúde e pela inserção social de quem possui algum grau de deficiência”, explicou.
De acordo com o presidente do Instituto dos Cegos, José Antônio Freire, o repasse de verbas vai representar um novo momento na história da instituição. “A partir da assinatura do convênio poderemos aumentar significativamente o número de atendimentos e oferecer um serviço de excelência, o que vai fazer toda a diferença. Essa atitude do prefeito Luciano Cartaxo é um marco para o Instituto”, declarou.
Antes da solenidade, usuários atendidos pelo Instituto realizaram uma apresentação musical, tocando as músicas “É Preciso Saber Viver”, de Roberto Carlos, e “Imagine”, de John Lennon. As canções foram acompanhadas no teclado por William Veras, de 19 anos, e no violoncelo, por Renan Bezerra, de 14 anos, e Felipe Veras, de 15, todos portadores da deficiência.
Estiveram presentes no evento, o deputado constitucional do Congresso Nacional do Paraguai, Olímpio Rojas, e os presidente dos Conselhos Municipal e Estadual da Pessoa com Deficiência, Cibele Almeida e Genésio Vieira. Também participaram da solenidade os vereadores Elisa Virgínia, Felipe Leitão, Bosquinho, Santino e Marmuthe Cavalcante.
Inserção – A confiança para interagir com o mundo é um dos maiores ganhos dos usuários do Instituto dos Cegos, como é o caso do jovem William Veras, que tocou teclado durante o evento. “Aqui pude aprender a tocar instrumentos e me habilitar para fazer cursos fora”, contou. Cego de nascença, ele se integrou ao Instituto há 12 anos. “Luciano Cartaxo sempre lutou pelo Instituto, é um amigo antigo, e que agora efetiva esse apoio com este convênio”, afirmou.
Severino Ramos, de 39 anos, precisou aprender a conviver com a cegueira. A deficiência só chegou há cinco anos, consequência de um glaucoma, o que o obrigou a reaprender a enfrentar o mundo. “Quando aconteceu fiquei sem rumo, mas aqui encontrei apoio e orientação. Faço aula de informática, dança, culinária e tenho muitos amigos”, relatou. Para ele, a ação da Prefeitura de João Pessoa será decisiva. “O Instituto tem crescido muito em número de usuários e é preciso que haja mais estrutura e mais serviços”.
A instituição – O Instituto dos Cegos é uma entidade filantrópica que atua há 69 anos no Estado e já atendeu mais de 10 mil pessoas, desde sua fundação. No local, são acolhidas pessoas de todas as idades, de recém-nascidos até idosos com mais de 80 anos. A organização ainda oferece um contraturno para alunos da rede municipal de ensino com deficiência visual, que recebem reforço escolar e cursos de braile.
O usuário do Instituto dos Cegos também recebe orientações de como andar sozinho com segurança, além de se habilitar para cuidar de coisas simples, como limpar a casa, e mais complicadas, como a utilização dos programas de informática que facilitam a navegação na internet e a leitura de livros.