Primeira aula online de ginástica do Programa João Pessoa Vida Saudável reúne cerca de 300 participantes

Por Gabriela Neves - em 787

Sabendo da importância de manter uma vida ativa e saudável, mesmo em tempo de isolamento social, aproximadamente 300 pessoas participaram, nesta terça-feira (26), da primeira aula ao vivo de ginástica disponibilizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através do seu projeto João Pessoa Vida Saudável. Com a pandemia, foi necessário suspender as aulas práticas do projeto, que aconteciam em espaços públicos da Capital, e readaptar algumas atividades.

As aulas estão acontecendo na rede social do projeto (@jpvs_jp), duas vezes ao dia, 07h30 e 17h, de segunda a sexta-feira. Ao todo são 41 professores, que se revezam, com várias aulas diferentes durante toda semana. “Percebemos que nossos usuários, na maioria idosos, sentiam muita falta de fazer uma atividade e do encontro que acontecia todos os dias. Então, resolvemos fazer essas aulas perto do horário que eles já estavam acostumados em manter na rotina, para levar um pouco de alegria e saúde para suas casas”, explica Ellen Correia, coordenadora do programa.

Elizabeth de Araújo, 59 anos, que já participava do programa no polo do Centro Cultural de Mangabeira, adorou a iniciativa. “Eu fiquei muito agradecida e me senti muito acolhida na live. Fez muito bem a mim e acredito que também está ajudando muita gente. Estou ansiosa para as próximas e espero que mais gente faça”, disse ela.

O projeto – João Pessoa Vida Saudável é um programa de atividades físicas e ações educativas em saúde, gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria da Educação. Desde de 2007 tem o intuito de promover qualidade de vida entre as pessoas de todas as idades, agregando a construção de hábitos de vida saudável, diminuindo o índice de sedentarismo e as doenças crônicas. Ao todo mais de 5 mil pessoas são ativas no programa, que conta com 41 profissionais de educação física.