Primeira-dama participa de festa junina em dois Creis da Capital
A primeira-dama da Capital paraibana, Maísa Cartaxo, acompanhou as comemorações juninas de dois Centros de Referência da Educação Infantil (Creis), nesta quarta-feira (11). A primeira visita foi ao Crei Renato Lucena, no bairro de Jaguaribe, e em seguida ao Crei Stelina Nunes, no Ernani Sátiro. As festas juninas foram preparadas pelas unidades educacionais com o intuito de comemorar uma das principais manifestações religiosa e cultural nordestina, e integrar as crianças com as famílias e os profissionais da Educação que trabalham nos Creis.
“Estou honrada em participar destas comemorações. É um convite muito importante para mim. Fico muito emocionada com este tipo de atividade de valorização das nossas crianças e, sobretudo, exaltando a nossa cultura”, comentou Maísa Cartaxo. A primeira-dama disse ainda que neste momento junino as professoras e diretoras das unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino prepararam festas e ‘arraiás’, para mostrar todo o talento das crianças, despertando nelas desde a infância a valorização da cultura paraibana.
De acordo com a secretária adjunta Educação e Cultura (Sedec), Edilma Ferreira, outras festas para comemorar o São João estão sendo realizadas em unidades educacionais da cidade e ressaltou que o importante é a valorização da cultura. “Esta é uma das datas mais importantes dentro das nossas instituições de ensino, o São João traz a cultura para as crianças desde pequenas e também proporciona um momento de muita interação entre adultos e crianças”, explicou Edilma Ferreira.
A diretora do Crei Renato Lucena, Maria Luiza Pedroza, disse que a festa ‘Arraiá Show de Bola’ é muito importante, pois este tipo de atividade integra toda a família da criança e os profissionais que trabalham no Crei. “Trabalhar aqui é muito gratificante. No momento que os pais deixam seus filhos conosco todos os dias, nós os tratamos como se fossem nossos filhos” afirmou.
O Crei Renato Lucena atende 175 crianças em período integral e tem uma equipe formada por 36 profissionais entre professores, vigilantes, equipe de apoio, assistente social e berçaristas. As crianças estão distribuídas de acordo com a faixa etária que vai de 4 meses até 6 anos.
Já na no Crei Stelina Nunes de Magalhães, cerca de 80 crianças passam 10 horas por dia sendo educadas. Segundo a direção, todos os meses são trabalhados um eixo temático diferente e no mês de junho foi criado o projeto ‘Eita que Forró Arretado Sô’, com a ideia de resgatar o forró pé-de-serra.
A diretora do Crei Stelina Nunes, Diana Lira, contou que a orientação principal é trabalhar um eixo principal em todos os Creis. “Trabalhar com a criança resgatando o que elas já têm, aperfeiçoando o que elas já sabem”, reforçou. Ainda de acordo com a gestora, as crianças não vêm apenas brincar e ser cuidadas. “Creche é algo muito importante, pois as crianças aqui também aprendem e são preparadas para quando saírem para a escola. Nesta festa de hoje estamos fazendo isso”, avaliou.