Primeira-dama se reúne com parceiros do Pronatec para discutir melhorias para o programa

Por - em 404

sedes_pronatec_foto_rafaelqueiroz_ (12)A primeira-dama de João Pessoa, Maísa Cartaxo, participou de uma reunião, nesta quarta-feira (29), para discutir melhorias para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em João Pessoa. O programa do Governo Federal, cuja administração na Capital Paraibana é de responsabilidade da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), tem oferta de 7.434 vagas apenas no primeiro semestre deste ano. O número nos primeiros seis meses de 2014 é igual ao número de vagas ofertadas em todo o ano de 2013.

Além de representantes de secretarias da administração municipal, a reunião contou com os ofertantes de vagas do Pronatec em João Pessoa. Dentre eles, estiveram representantes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Escola Técnica de Saúde da UFPB, Senai, Senac e Senat. O prazo para serem firmadas novas parcerias entre a PMJP e os ofertantes de vagas expira em abril deste ano.

Para Maísa Cartaxo, a PMJP está em buscas de parcerias que tenham objetivo de aumentar a oferta de vagas do Pronatec na Capital paraibana. “É o momento de dialogarmos e buscarmos parcerias. Conversamos sempre com a ideia de buscarmos novas parcerias para aumentarmos o número de vagas. Queremos avançar nas discussões para que possamos divulgar os editais dos cursos”, disse.

A secretária da Sedes, Marta Moura, acrescentou que o Pronatec oferece diversas possibilidades para a população, cuja situação é considerada de vulnerabilidade. “Estamos discutindo para avançarmos no sentido de oferecermos mais possibilidades de cursos que possam fazer que parte de população que está em situação vulnerável consiga se inserir no mercado de trabalho”, declarou.sedes_pronatec_foto_rafaelqueiroz_ (29)

Inscrições abertas – Até o mês de junho diversos cursos estarão prosseguindo as aulas, enquanto outros terão inscrições abertas. Serão mais de sete mil vagas distribuídas em 71 cursos apenas no primeiro semestre de 2014 – as vagas para o segundo semestre ainda serão divulgadas.

Seis cursos estão com inscrições abertas para aulas que serão iniciadas entre fevereiro e março. As vagas são oferecidas pelo Senai, na unidade de Bayeux, para os seguintes cursos: Pedreiro de Alvenaria Estrutural; Encanador Instalador Predial; Eletricista Industrial; Assistente de Planejamento e Controle de Produção; Instalador e Reparador de Equipamentos de Transmissão em Telefonia; Montador de Andaimes.

Documentação – No ato da inscrição, os candidatos deverão apresentar a inscrição do Número de Informação Social (NIS) da família, cópia de identidade (RG), CPF, comprovante de residência e escolaridade. Maiores informações poderão ser obtidas na Diretoria de Assistência Social (DAS), através do telefone 3218-9160.

Para a inscrição é necessário ter mais de 16 anos, ser cadastrado ou estar em processo de cadastramento do CADÚnico, além de estar de acordo com a escolaridade exigida para cada curso.

O Pronatec – O programa foi criado pelo Governo Federal, em 2011, ampliando a oferta de cursos técnicos e tem como objetivo democratizar a educação profissional e técnica, através do aumento do número de vagas, ampliação de instituições pelo país e bolsa de estudos aos interessados.