Primeiros bebês nascidos em 2015 no Instituto Cândida Vargas são gêmeos

Por - em 1367

SMS - ICV - Fotos Rebeka Paiva (2)Os primeiros minutos de 2015 foram comemorados com muita emoção por todos, com a chegada e expectativas para o novo ano, mas para a família de Edileine Lima, a alegria foi muito maior. Assim que virou o ano, sua filha Erika Cristine, de 14 anos, deu a luz aos pequenos Yago e Ygor que nasceram exatamente às 00h01 e 00h03 respectivamente, no Instituto Cândida Vargas (ICV), maternidade da rede municipal de saúde.

Moradora de Olinda (PE), Erika estava na casa de uma tia no município de Goiana (PE) para passar o Réveillon quando a bolsa estourou. O hospital da cidade encaminhou para o ICV, maternidade referência em partos de alto risco, onde precisou ser submetida a um parto cesariano de urgência, por decorrência do quadro clinico que a menina apresentava.

“Ela estava grávida de oito meses e com a bolsa estourada, quando chegamos ao hospital de Goiana, o médico resolveu encaminhá-la para João Pessoa porque considerou a situação de alto risco e a estrutura do Instituto Cândida Vargas é melhor e mais completa”, explicou Edileine Lima, avó dos gêmeos.

Por ter sido um parto inesperado pela família, Erika chegou à maternidade portando apenas os documentos pessoais e os bebês receberam doações de roupas, fraldas e lençóis através da campanha ‘Sintonia do Natal’, realizada durante todo mês de dezembro pelos funcionários do ICV.

“Todo o sufoco valeu a pena, estamos sendo muito bem tratados por todos do hospital e ainda tive o melhor de todos os presentes, estou com meus filhos nos braços e eles estão com saúde”, disse a jovem mamãe Erika Cristine.

Parto normal – Já às 00h05 do primeiro dia do ano nasceu Guilherme Gabriel, o primeiro parto normal realizado na maternidade. Pesando três quilos e setecentos gramas, Guilherme é o primeiro filho da estudante Rafaela Santos, de 20 anos, que optou pelo parto normal.

“Eu sempre dizia que ia ter normal, sempre achei melhor e acredito que a pessoa fica mais conectada com o filho, além da recuperação ser mais rápida”, explicou a mãe de Guilherme. “Foi uma emoção única, fiquei muito feliz e não me arrependo de ter perdido a festa, afinal a minha grande festa estava acontecendo aqui na maternidade, meu filho estava vindo ao mundo com saúde para me trazer a mais plena alegria”, comemorou Rafaela.

‘Sintonia do Natal’ – A campanha realizada pelos funcionários do Instituto Cândida Vargas (ICV), distribuiu 150 kits pagãos de bebês recém-nascidos para as mães internadas na maternidade. A distribuição foi realizada no dia 18 de dezembro. Também foram beneficiados pela campanha os gêmeos Yago e Ygor e Guilherme Gabriel, as primeiras crianças nascidas em 2015 na maternidade.

Instituto – No ICV são realizados aproximadamente 700 partos ao mês, filhos de usuárias de todas as partes do Estado. Referência em maternidade na Paraíba e considerado como um dos melhores hospitais na área no Nordeste, o instituto oferece desde acompanhamento pré-natal até um banco de leite, para os casos da mãe não conseguir amamentar.

Além de trabalhar na realização do parto, o ICV integra uma série de cuidados com a mãe e o recém-nascido. No complexo, o Banco de Leite Humano Zilda Arns ajuda crianças que necessitam de suplemento de leite materno.

Para as mães que desejam ter seu filho de forma natural, há um programa de acompanhamento e preparação para o parto normal. Uma equipe com fisioterapeutas e psicólogos informa a mãe sobre pré e pós- parto e oferece um curso de primeiros cuidados com o bebê.