Professor da PMJP representa Paraíba em seminário na Universidade de Lisboa

Por - em 297

O professor de português, Peterson Martins, que leciona na Escola Municipal Ângelo Francisco Notare, no bairro 13 de maio, representou a Paraíba no seminário realizado na Universidade de Lisboa, em Portugal. Na ocasião, ele apresentou uma pesquisa, resultado da tese de doutorado, em que aponta uma nova corrente estética na literatura contemporânea denominada de ‘Hiper-regional’.

O evento contou com a presença de pesquisadores dos três continentes: África, América e Europa. O docente teve o trabalho selecionado dentre muitos pesquisadores do mundo.

Integrando o quadro efetivo de docentes da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) desde 2009, Peterson afirma que se sente um realista ao acreditar na educação pública. “Defendo que é necessário desconstruir a imagem do professor de escola pública como a de um profissional acomodado e limitado. No quadro que serve a população pessoense, existem professores pesquisadores de excelente nível de formação, quebrando a ideia de que docente do município é despreparado e não tem compromisso com o ensino público”, ressaltou Peterson Martins.

Sempre buscando fazer de suas aulas seu laboratório de pesquisa, Martins acredita na força da “contação de histórias” como forma de magnetizar, em seus alunos, o interesse pela leitura.

Peterson Martins – O professor é formado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde na mesma instituição fez mestrado em educação na área de pesquisa em letramento digital. Peterson também tem doutorado em literatura comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Pesquisa – Em sua tese de doutorado, ele aborda a estética literária, defendendo que o tema regional não foi extinto, mas que teve prosseguimento com Guimarães Rosa universalizando a ‘cor local’ (Machado de Assis), por meio de técnicas narrativas que poderiam ter influenciado até mesmo José Saramago.