Professores da Rede Municipal iniciam capacitação no ensino do Inglês
Alexandre Quintans
Os professores de Inglês da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa começaram uma nova etapa na vida profissional. Coemçaram nesta quarta-feira (15), no Centro de Capacitação dos Professores (Cecapro), na Avenida Beira Rio, as aulas de formação continuada do Programa de Qualificação do Ensino de Inglês que está sendo ministrada pela especialista americana Diane Whaley.
Os 160 professores vão aprender técnicas de como ensinar o Inglês, com fundamentação linguística, pedagógica e didática, além de criarem materiais didáticos, desenvolvimento de currículo e avaliação de metodologias de ensino.
Eles também irão aprender novas técnicas de trabalho em grupo, de como utilizar tecnologia na sala de aula, além das metodologias de ensino de como usar novos materiais na sala de aula.
Com apenas 15 minutos de aula, o professor Cleber Furtado da Silva, da Escola Municipal Darcy Ribeiro, no bairro Funcionários II, já pode perceber uma melhoria na forma de transmitir o assunto na hora de ensinar. “Já fiquei pensando em uma aula que eu dei ontem. E eu tenho certeza que usando essas técnicas que serão transmitidas sei que serei capaz de passar o conteúdo com muito mais eficiência para os alunos. É muito boa essa renovação”, disse o professor.
O diretor geral do Centro de Línguas, Jonathan Vieira, explicou que a professora Diane Whaley se surpreendeu com o nível dos professores. “Ao entrar em contato direto com os professores da Rede Municipal ela se admirou, pois viu que eles têm um nível adequado para uma formação como esta. Eles entendem o que é colocado na sala durante a conversação”, reforçou.
Todo o programa será custeado pelo governo americano, cabendo a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) a recepção e acompanhamento dos trabalhos da especialista, assessorando-a no desenvolvimento das atividades de capacitação, bem como na sua estadia em João Pessoa.
O projeto é uma iniciativa do Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife em parceria com a PMJP.