Professores da Rede Municipal passam por formação sobre Robótica Pedagógica

Por - em 685

O ensino da robótica como prática pedagógica nas escolas da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) deu mais um importante passo com a capacitação de 63 professores que lecionam em 37 escolas municipais. O curso de formação de robótica, realizado por meio da Secretaria de Educação e Cultura, foi encerrado nesta quinta-feira (17) no Centro de Capacitação de Professores (Cecapro).robotica_formacao

Entre os trabalhos desenvolvidos está o da equipe do professor de matemática Narcísio de Souza Mousinho, da Escola Municipal Lions Tambaú, localizada no bairro dos Bancários; O grupo projetou um robô que simula o trajeto de um carro até a escola, obedecendo as paradas nas faixas de pedestre e semáforos.

Narcísio de Souza ressalta que entrou no projeto porque viu uma nova ferramenta para ser trabalhada com alunos em sala de aula. “Desde que eu entrei na educação, sempre procuro um novo. Eu já tive, inclusive, a oportunidade de participar da olimpíada de robótica no ano passado, mesmo sem ter formação, fui como participante. Mas com essa formação agora estou preparado para trabalhar com os alunos na escola”.

Metodologia – Os 63 professores foram divididos em seis turmas e tiveram carga horária de 40 horas presenciais, sendo oito horas de formação à distância e mais oito horas de desenvolvimento de um projeto que será apresentado no primeiro Simpósio Paraibano de Robótica, que será realizado no mês de agosto pela Sedec, em parceria com a empresa pETe – educação com tecnologia.

robotica_formacao (1)O formador da pETe, Alexsander Moreira, explicou que os principais objetivos dessa formação são explorar o potencial didático pedagógico dos kits de robótica que foram adquiridos pela PMJP, inserir novas tecnologias na prática docente e promover o ensino de conteúdo escolar por meio da robótica. “É fundamental nos dias de hoje o uso da tecnologia no aprendizado do aluno. Quem não fizer esse investimento vai ficar um pouco pra trás”, disse ele.