Professores de inglês da rede municipal recebem certificado de conclusão de curso de capacitação
Após uma carga horária de 40h de formação continuada, os professores da rede municipal de ensino da Capital receberam, na tarde desta quarta-feira (8), no auditório do Centro Administrativo Municipal, em Água Fria, o certificado de conclusão de curso. A formação foi realizada pela Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio do Centro de Línguas Estrangeiras (Celest), por meio de uma parceria com o projeto de extensão ‘Espaços para a Formação do Professor de Língua Inglesa’ (Efopli), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
A professora da Escola Municipal Bilíngue Dom José Maria Pires, Maria Ellem, explicou o significado dessa certificação no processo de crescimento profissional. “Eu já participo desse processo de formação há uns três anos e ele sempre tem sido diferenciado por causa das parcerias estabelecidas. É muito importante pra gente compartilhar essas experiências. Todo esse processo nos ajuda a melhorar nossa rotina em sala aula, com novas ideias e trazer mais qualidade de ensino para nós e para os alunos”, falou a professora.
Todo o processo de capacitação foi ministrado por uma equipe do Efopli, que é coordenado pela professora Mariana Perez. “Estamos concluindo mais uma etapa dessa parceria. Os professores tiveram a oportunidade de trabalhar com várias metodologias ativas, com a questão da criatividade da elaboração de materiais e trabalhar nos ambientes virtuais para que pudessem experimentar como é essa dinâmica de trabalhar em um espaço assim”, disse Mariana Perez.
A capacitação este ano teve o foco no ensino mais contextualizado da língua inglesa e do ensino crítico. Foram trabalhados tópicos relacionados à literatura, de como adaptar textos e livros para sala de aula, sempre no viés crítico e de fortalecer o uso da língua em sala de aula pelo professor.
“Essa foi uma oportunidade para que eles pudessem trocar experiências entre si e ver o que há de mais recente em relação à metodologia do ensino da língua inglesa”, explicou o diretor do Celest, Jonathan Vieira.
Os professores assistiram uma palestra ministrada por Carla Macedo, coordenadora nacional do Projeto Toefl YSS. Ela explicou a novidade que é a iniciativa da rede municipal de educação na adoção dos testes Toefl Jr e Toefl Primary na rede. Esses testes são certificações internacionais que funcionam como ferramentas de gestão pedagógica e que vão ajudar de forma pontual e precisa em uma avaliação diagnóstica da situação do ensino da língua inglesa nas escolas da rede.
“É muito importante a gente ressaltar o pioneirismo da Prefeitura de João Pessoa nesta adoção de avaliação. Nenhuma escola de rede pública do Brasil teve uma iniciativa como essa. E no final do ano queremos fazer essa primeira aplicação de testes”, frisou a palestrante.