Professores de inglês da rede municipal recebem certificado de conclusão de curso de capacitação

Por Alexandre Quintans - em 1359

Após uma carga horária de 40h de formação continuada, os professores da rede municipal de ensino da Capital receberam, na tarde desta quarta-feira (8), no auditório do Centro Administrativo Municipal, em Água Fria, o certificado de conclusão de curso. A formação foi realizada pela Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio do Centro de Línguas Estrangeiras (Celest), por meio de uma parceria com o projeto de extensão ‘Espaços para a Formação do Professor de Língua Inglesa’ (Efopli), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A professora da Escola Municipal Bilíngue Dom José Maria Pires, Maria Ellem, explicou o significado dessa certificação no processo de crescimento profissional. “Eu já participo desse processo de formação há uns três anos e ele sempre tem sido diferenciado por causa das parcerias estabelecidas. É muito importante pra gente compartilhar essas experiências. Todo esse processo nos ajuda a melhorar nossa rotina em sala aula, com novas ideias e trazer mais qualidade de ensino para nós e para os alunos”, falou a professora.

Todo o processo de capacitação foi ministrado por uma equipe do Efopli, que é coordenado pela professora Mariana Perez. “Estamos concluindo mais uma etapa dessa parceria. Os professores tiveram a oportunidade de trabalhar com várias metodologias ativas, com a questão da criatividade da elaboração de materiais e trabalhar nos ambientes virtuais para que pudessem experimentar como é essa dinâmica de trabalhar em um espaço assim”, disse Mariana Perez.

A capacitação este ano teve o foco no ensino mais contextualizado da língua inglesa e do ensino crítico. Foram trabalhados tópicos relacionados à literatura, de como adaptar textos e livros para sala de aula, sempre no viés crítico e de fortalecer o uso da língua em sala de aula pelo professor.

“Essa foi uma oportunidade para que eles pudessem trocar experiências entre si e ver o que há de mais recente em relação à metodologia do ensino da língua inglesa”, explicou o diretor do Celest, Jonathan Vieira.

Os professores assistiram uma palestra ministrada por Carla Macedo, coordenadora nacional do Projeto Toefl YSS. Ela explicou a novidade que é a iniciativa da rede municipal de educação na adoção dos testes Toefl Jr e Toefl Primary na rede. Esses testes são certificações internacionais que funcionam como ferramentas de gestão pedagógica e que vão ajudar de forma pontual e precisa em uma avaliação diagnóstica da situação do ensino da língua inglesa nas escolas da rede.

“É muito importante a gente ressaltar o pioneirismo da Prefeitura de João Pessoa nesta adoção de avaliação. Nenhuma escola de rede pública do Brasil teve uma iniciativa como essa. E no final do ano queremos fazer essa primeira aplicação de testes”, frisou a palestrante.