Professores recebem vacina contra gripe na programação da campanha de vacinação
Os professores da rede pública e privada receberam vacinas da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B) nesta terça-feira, 8, no Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro de Água Fria. O grupo de profissionais é o último a receber a vacinação antes do Dia D, que acontece no sábado, 13. Pela primeira vez, os professores foram incluídos no grupo de risco por estarem mais expostos à gripe.
A Campanha de Vacinação contra gripe começou no dia 17 de abril, dando preferência a grupos prioritários como trabalhadores da saúde e gestantes. Mesmo a campanha começando para os demais integrantes do grupo de risco, trabalhadores da saúde e gestantes que não foram vacinados ainda podem ser vacinados. A campanha segue até o dia 27 de maio.
De acordo com a chefe da imunização da SMS, Chiara Dantas, o cronograma da vacinação foi construído de acordo com as remessas de vacinas recebidas, priorizando os grupos que estão mais expostos. “Iniciamos a campanha vacinando apenas os trabalhadores, que atuam diretamente com o atendimento de pessoas nos serviços de saúde e estão com a exposição e riscos aumentados e as gestantes, já que assim imunizamos mãe e bebê, e agora abrimos a campanha para os demais grupos de risco”, explica a chefe da imunização da SMS.
Dia D – O dia D da campanha acontecerá no dia 13 de maio, na Praça da Independência, das 9h às 16h. Durante o dia D todas as Unidades de Saúde da Família e postos volantes espalhados pela cidade estarão vacinando todos que integram os grupos de risco e ainda não foram vacinados.
Esse ano, além do dia 13 de maio, também houve mobilização nos dias 20 e 27 deste mês e haverá do dia três de junho para imunização dos que integram os grupos de risco e que ainda não tenham sido vacinados. Nesses dias serão seis postos abertos para imunização dos grupos de risco.
A vacina – A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). De acordo com o Ministério da Saúde devem ser imunizadas as pessoas que integram o grupo de risco: crianças de 6 meses até menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e integrantes do sistema prisional.