Profissionais da Educação e Saúde avaliam os resultados do programa #Tamojunto

Por - em 515

Alexandre Quintans

 Os resultados do programa #Tamojunto serão avaliados, nesta quinta-feira (1), por 65 profissionais que foram capacitados e atuam como agentes multiplicadores sobre prevenção do uso de álcool e outras drogas. O encontro, que também será o encerramento das atividades da 4ª edição do programa do Ministério da Saúde, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), será às 9h, na Sala de Convenções da Estação Cabo Branco – Ciências, Cultura e Artes, no Altiplano.

A iniciativa, desenvolvida pelas Secretarias de Educação e Cultura (Sedec) e Saúde (SMS), foi trabalhada em 17 escolas da rede municipal e atingiu cerca de 1.260 alunos de 11 a 14 anos de idade, matriculados do 6° ao 8° ano.

No evento de encerramento deste ano, vai ser compartilhado também, experiências vivenciadas na aplicação do Programa #Tamojunto na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e com adolescentes com necessidades especiais.

“Este programa possibilita que professores e alunos conversem não só sobre a temática, mas sobre os vários assuntos que envolvem as escolhas do adolescente, proporcionando em sala de aula, de maneira interativa, o debate. A iniciativa ainda fortalece os vínculos entre professores e alunos, possibilitando, assim, a reflexão dos estudantes na hora de fazer suas escolhas”, disse a formadora e multiplicadora local, Fabiana Uchôa.

Formação – durante a formação, que aconteceu no Centro de Capacitação dos Professores (Cecapro), na Avenida Beira Rio, as aulas abordaram temas específicos como senso de pertencimento em um grupo; fatores de risco e proteção para o uso de drogas; crenças normativas e pensamento crítico.

Pais e responsáveis dos alunos também participaram do #Tamojunto, onde por meio de oficinas eles puderam debater e refletir sobre a adolescência e como lidar com está fase tão importante dos filhos.

Além de Fabiana Uchoa, o programa conta a participação das multiplicadoras locais como Aline Costa, da Secretaria de Educação, e Alessandra Cruz e Evaneide Albuquerque, da Secretaria de Saúde.