Profissionais da saúde alertam para riscos do consumo excessivo de bebida alcoólica

Por Rebeka Paiva - em 672

Rebeka Paiva

A festa de Réveillon está chegando e, para comemorar a passagem para o novo ano e dar adeus ao velho, algumas pessoas acabam se excedendo na bebida alcoólica. Pensando no bem estar da população pessoense e dos turistas que passarão a festa na Capital, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alertam para prejuízos do consumo excessivo de bebidas alcoólicas durante as festividades.

Além de ser prejudicial ao funcionamento cerebral, uma vez que inibe as atividades do Sistema Nervoso Central, o álcool, principalmente em excesso, também age diretamente em diversos órgãos como fígado, coração e parede do estômago, contribuindo para que seus efeitos sejam ainda mais complexos e nocivos.

O nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde, Daniel Batista, explica que é importante evitar o excesso e manter cuidados com a alimentação, por exemplo, para prevenir danos maiores. “É importante comer bem já que beber de estômago vazio é um dos maiores erros das pessoas e, se possível, dê preferência a proteínas, pois elas demoram mais a serem digeridas”, afirmou.

Daniel Batista ainda complementou as dicas para a população ter consciência de que o álcool é prejudicial. “A outra dica é beber bastante água antes, durante e depois. O álcool é diurético, o que aumenta a vontade de urinar e isso pode levar a desidratação, então beber bastante água enquanto consome bebidas alcoólicas é fundamental. Se possível tomar um copo de água para cada copo de bebida”, comentou.

Entre os principais prejuízos causados pelo consumo excessivo de álcool destacam-se os danos à saúde física como o infarto agudo do miocárdio, overdose alcoólica, além de quedas, violência, incluindo brigas, violência doméstica e homicídios, acidentes de trânsito, comportamento antissocial, perda de memória, alteração de humor, queda no rendimento escolar e ocupacional, entre outros.

Serviço – Para atender aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), na Capital, a SMS oferta atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para casos de urgência devido o consumo excessivo de álcool com sintomas mais graves, como em situações de coma alcoólico e em casos que seja necessário a sutura de cortes.

Além das UPAs, o Samu também realiza atendimentos em casos de urgência, prestando os primeiros atendimentos e fazendo a estabilização dos quadros. Caso seja necessário, o Samu encaminha o paciente para as UPAs ou para os hospitais mais próximos.