Profissionais da SMS alertam para os cuidados com a obesidade
A obesidade é uma doença crônica onde o excesso de gordura corporal acumulada atinge graus capazes de afetar a saúde, reduzindo a qualidade de vida e originando taxas elevadas de morbilidade e mortalidade. Visando o bem estar da população a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta os pessoenses para os cuidados que devem ser tomados com a obesidade.
Os fatores que determinam esse desequilíbrio são complexos e podem ter origem genética, metabólica, ambiental e comportamental e causar doenças como hipertensão, diabetes, colesterol alto.
Tomar alguns cuidados com a saúde é fundamental para evitar a obesidade. Cuidar da alimentação é o primeiro passo no cuidado contra a obesidade. A pessoa deve realizar cinco ou seis refeições ao dia, evitar ‘beliscar’ entre as refeições, mastigar bem os alimentos, aumentar o consumo de fibras, reduzir o sal, dar preferência aos alimentos fonte de potássio.
Além disso, é importante incluir atividades físicas na rotina, evitar o cigarro, manter um peso saudável e conhecer seus números: pressão arterial, níveis de colesterol e glicose, circunferência abdominal, índice de massa corpórea (IMC) e limite a ingestão de álcool.
Serviço – A SMS dispõe de uma linha de cuidado especializado para adultos e crianças que estão acima do peso. Os usuários são atendidos pela rede pública de saúde por demanda espontânea ou por encaminhamento do médico da Unidade de Saúde da Família (USF) de referência.
Os atendimentos especializados são realizados por nutricionistas da rede que atendem nos Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais) do Cristo, de Mangabeira e de Jaguaribe, além da Unidade de Saúde das Praias e na Unidade Básica de Saúde de Mandacaru.
Além disso, as áreas técnicas de hipertensão e diabetes, e de nutrição, o Projeto João Pessoa Vida Saudável (JPVS) e a Academia da Saúde, disponibilizam atendimento multiprofissional para cuidar dos casos de obesidade e suas complicações.
IMC – O Índice de Massa Corporal (IMC) é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como referência para a medida do peso. Ele é calculado dividindo-se o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros). O resultado revela se o peso está dentro da faixa ideal, abaixo ou acima do desejado.
Classificação do IMC:
Menor que 18,5 – Abaixo do peso
Entre 18,5 e 24,9 – Peso normal
Entre 25 e 29,9 – Sobrepeso (acima do peso desejado)
Entre 30 e 34,9 – Obesidade Grau I
Entre 35 e 39,9 – Obesidade Grau II
Igual ou acima de 40 – Obesidade Mórbida