Profissionais da SMS participam de capacitação em saúde bucal

Por - em 965

DAgentes Comunitários de Saúde (ACS) e Auxiliares em Saúde Bucal (ASB) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participam, nesta sexta-feira (16), do 1º Encontro de Capacitação Sobre Cuidados Básicos com a Higiene Bucal. O evento acontece no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, e terá duração de três horas.

O evento é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a empresa Colgate, que pretendem realizar um estudo epidemiológico em Saúde Bucal no Estado da Paraíba.

O encontro para capacitação dos profissionais de saúde marca o início das atividades direcionado a qualificação dos agentes e auxiliares. Esta ação levará qualificação para 558 profissionais divididos nos turnos manhã e tarde. Ercília de Araújo, professora da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP) será a palestrante do evento.

Os participantes foram encaminhados pelos cinco Distritos Sanitários da Capital. As atividades terão inÍcio, no período das 8h às 14h, destinadas a 558 profissionais da rede municipal de saúde.

“A capacitação dos profissionais de saúde marca o início das atividades direcionadas a qualificação dos agentes e auxiliares e será ministrada pela professora da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, Ercília Araújo”, destacou a coordenadora da área técnica em saúde bucal da SMS, Betânia Morais.

Segundo os organizadores do evento, com a capacitação e a atuação desses profissionais, à medida que recebem informações mais precisas, poderão contribuir de forma mais eficiente na prevenção de doenças bucais e na promoção da saúde para os usuários da rede pública.

Ainda, de acordo com a coordenadora de saúde bucal da SMS, todo investimento e qualificação em saúde bucal contribuem para melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “A capacitação amplia a dinâmica de ações já existentes, contribuindo para novos processos de trabalho ao atendimento das famílias na atenção básica”, ressaltou.

DAtenção Básica – O cuidado com a saúde bucal do pessoense é uma preocupação constante da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Todas as 181 Equipes de Saúde da Família (ESF) possuem dentistas, que oferecem os primeiros tratamentos aos usuários, de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.

Atenção Especializada – Para casos de urgências e emergências 24 horas e atendimento especializado, a rede municipal de saúde conta com os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), que ofertam serviços de odontopediatria, cirurgia bucomaxilofacial, endodontia, dentística, radiologia, periodontia, estomatologia, tratamento à pessoa com deficiência, serviços de diagnóstico bucal, realização de biópsias e prótese dentária.

Os CEOs funcionam nos Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais) de Jaguaribe, Mangabeira e Cristo e, também, na Avenida Rui Barbosa, s/n, no antigo Lactário da Torre.

Atenção Hospitalar – A rede hospitalar do município, além de atender os casos odontológicos mais complexos, oferta cuidados aos usuários que estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), como acontece no Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma), no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) e no Instituto Cândida Vargas (ICV), o qual oferece assistência odontológica para gestantes de alto risco.

Números – Na rede municipal, os profissionais de saúde bucal realizam, em média, 67 mil atendimentos por mês, entre procedimentos preventivos, clínicos, cirúrgicos e restauradores. Cerca de 350 cirurgiões dentistas estão distribuídos por toda a rede de serviços, que é organizada por meio dos serviços de atenção básica, especializada e hospitalar.