Profissionais da SMS participam de oficina para dinamizar atendimento

Por - em 298

DOs diretores gerais e técnicos dos serviços de urgência e emergência e da atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estão participando nesta quinta-feira (16) de uma oficina que visa dinamizar o fluxo de atendimento aos usuários da rede.

A capacitação é ministrada por Daniel Beltrammi e Danyelle Cavalcante, apoiadores do Ministério da Saúde nos serviços da rede pública na Capital. O evento está sendo realizado no auditório da direção de Atenção à Saúde da SMS, localizada na Avenida Júlia Freire, s/n, Torre.

A secretária de Saúde do município, Mônica Rocha, explica que a oficina vai promover um melhor atendimento à população. “Estamos qualificando o olhar do profissional para que ele possa entender o seu momento de atuação diante das necessidades apresentadas pelo paciente”, disse.

Durante a oficina, os profissionais do município estão sendo orientados sobre a regulação e o encaminhamento dos usuários para os serviços adequados, evitando, por exemplo, que um paciente se dirija a uma unidade de emergência quando poderia ser atendido numa unidade básica de saúde, ou que o mesmo permaneça num leito por mais tempo que o necessário.

DSegundo a diretora de gestão hospitalar, Maria Dorinha Macêdo, a ação está contribuindo com a qualidade da assistência, além de aprimorar a atuação dos gestores na rede hospitalar. “Estamos visando melhoria no processo de trabalho dos hospitais com relação à rotatividade dos leitos”, afirmou.

Rede integrada – A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) possui uma rede integrada para cuidar da saúde da população, contando com serviços que servem como “portas de entrada”, compreendendo desde a atenção básica com as unidades de saúde da família (USF) distribuídas nos bairros até os serviços de urgência e emergência, que atendem à população 24 horas por dia.

Os atendimentos nas unidades que recebem casos de urgência e emergência funcionam de acordo com a classificação de risco do paciente. Os principais serviços neste perfil oferecido aos moradores da Capital são: o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Complexo Hospitalar Mangabeira Tarcísio de Miranda Burity e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Oceania e Célio Pires de Sá. Quando um caso não se enquadra no perfil de atendimento desses serviços, o usuário é encaminhado para as USFs ou os serviços especializados da rede.