Profissionais da SMS recolhem pneus no combate ao Aedes aegypti

Por - em 564

Lílian Pedreira

Foto  Mazinho  Gomes (2)Dando seguimento às ações preventivas de combate ao Aedes aegypty, o Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Cvaz) da Secretaria de Saúde (SMS) vai recolher a partir desta quarta-feira (12), pneus em borracharias e terrenos baldios nos bairros da Capital. A ação está prevista para começar no bairro José Américo, a partir das 8h.

Além do recolhimento do material, os técnicos do Cvaz estarão realizando atividades de educação ambiental, com orientações para o descarte responsável de lixo, alertando à população para os cuidados contra a proliferação mosquito Aedes aegypti, transmissor do Zika vírus, dengue e da chikungunya.

“Os técnicos e agentes de saúde ambiental realizarão visitas domiciliares para orientar e esclarecer dúvidas sobre como eliminar e evitar focos de mosquitos nos ambientes. É importante orientar para que a população esteja sempre vigilante em suas residências e ambientes de trabalho para prevenir doenças”, orientou Silvio Ribeiro, diretor de Vigilância em Saúde da SMS.

Durante a ação, as equipes irão realizar o controle químico através da aplicação de inseticidas e a retirada dos focos nos bairros, com ações mais intensificadas nos cemitérios, depósitos de sucatas, borracharias e obras. Serão realizadas visitas domiciliares em áreas que tiveram casos de dengue notificados.

D R T ; R J ; 15855.Ainda de acordo com o diretor de Vigilância em Saúde do município, as ações de controle do mosquito Aedes aegypti, do caracol africano e de combate a leptospirose estão sendo intensificadas em todos os bairros da Capital pelos agentes de saúde ambiental da SMS e por agentes da Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur).

Dados – De outubro do ano passado até julho deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recolheu mais de 70 mil pneus inservíveis. “O recolhimento destes materiais é uma ação diferenciada que fazemos para o controle do Aedes aegypti. Sobretudo, continuamos o trabalho educativo nos bairros, nas escolas, nos espaços que permitem a discussão para o descarte responsável dos lixos e pneus, principalmente para minimizar os danos que causam a população e ao meio ambiente o descarte destes materiais nas ruas e terrenos baldios”, completou Silvio Ribeiro.

 

Serviço – Para informações sobre os locais adequados para o descarte de pneus, a população pode entrar em contato com o serviço Disque Dengue, pelo telefone 3214-5718.