Profissionais da USF Riacho Doce realizam ação de promoção à Saúde do Homem
Rebeka Paiva
As ações alusivas ao Novembro Azul continuam. Nesta quarta-feira (18) os profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Riacho Doce, localizada no bairro do Cristo, realizaram uma ação de promoção à Saúde do Homem com os trabalhadores da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa). A ação, em parceria com a empresa, aconteceu ao longo de toda manhã desta quarta nas instalações da Empasa, no Cristo.
“Nosso objetivo é atingir a população masculina não só nesse mês da campanha do Novembro Azul, mas conscientizar sobre a importância da prevenção fazendo com que os homens passem a procurar mais a atenção primária e aderir aos possíveis tratamentos”, explicou a apoiadora da unidade e profissional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Cybelle Leite.
Durante a atividade foram ofertados atendimentos à saúde do homem como palestras sobre o cuidado integral com a saúde, mas com foco no câncer de próstata, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, testes rápidos para Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) como sífilis, hepatites B e C e HIV, além de atendimento médico e em saúde bucal.
Severino dos Ramos é comerciante na Empasa, aos 53 anos ele conta que raramente vai ao médico e comemora a iniciativa da USF. “Com a palestra pude tirar muitas dúvidas já que foi bem esclaredora, principalmente para homens como eu que não tem o costume de ir ao médico ou estar sempre se cuidando, foi uma ótima oportunidade para ver como anda a saúde”, comenta o comerciante.
Saúde do Homem – A área técnica em Saúde do Homem da SMS tem como diretriz promover ações que contribuam significativamente para a compreensão da realidade singular masculina nos seus diversos contextos socioculturais e político-econômicos. Essa linha de cuidado trabalha políticas de acesso e acolhimento, saúde sexual e reprodutiva, paternidade e cuidado e as doenças prevalentes entre a população masculina.
Os serviços ofertados à Saúde do Homem estão distribuídos por toda a rede pública, desde a Atenção Básica, com atendimentos nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e nos Centros de Atenção Integral a Saúde (Cais). Também há a Atenção Especializada e a rede hospitalar ofertando consultas em urologia e proctologia, cirúrgica para vasectomia, pequenas cirurgias de bolsa escrotal, testículo, cordão espermático e pênis.