Profissionais de saúde alertam para o cuidado com a fumaça no período junino

Por - em 1148

Ascom/Saúde

O período junino é tempo de comemoração. Além das comidas típicas, a grande atração das festas são os fogos de artifício e a fogueira. Nesse período, a queda da temperatura e a fumaça são combinação perfeita para o aumento as taxas de problemas respiratórios nos serviços de saúde. Pensando no bem-estar da população a Secretaria de Saúde de João Pessoa (SMS) alerta para que os cuidados sejam redobrados nesta época, principalmente com as crianças.

O contato com a poeira, fumaça da fogueira e dos fogos de artifício são alto fator de risco para doenças respiratórias, principalmente entre pessoas que já desenvolvem quadros alérgicos, idosos e crianças. Essa situação pode causar irritação nos olhos e garganta, alergia, asma, bronquite, além de reduzir a resistência a infecções.

Aproximadamente 300 crianças são atendidas por dia no Hospital do Valentina com este tipo de problema. No mês de junho, a média cresce para 450 atendimentos diários, incluindo os casos de urgência, emergência e acompanhamento.

Nesse período do ano, com a chegada das festividades juninas, há um aumento nos atendimentos dos serviços municipais de saúde, ocasionados por processos alérgicos. “No Hospital Municipal do Valentina já observamos um aumento de 85% nos atendimentos na emergência e 90% de internações têm causas respiratórias”, destacou a pediatra e diretora do hospital, Carmen Gadelha.

A médica orienta ainda para alguns cuidados com as crianças nesse período. “A principal orientação é que crianças alérgicas não fiquem expostas ou brinquem com fogueiras e fumaças. No caso de contato com poeira ou fumaça, os pais devem fazer nebulização com soro fisiológico e em casos graves procurar um serviço de saúde”, completou a diretora.

Outra orientação preventiva é fazer higiene nasal da criança com soro fisiológico e até mesmo lavar o rosto ou tomar um banho logo após o contato com a fumaça.

Serviço – Na rede municipal de saúde, as crianças alérgicas e com problemas respiratórios são atendidas no Hospital do Valentina, com atendimento 24 horas por dia em casos de urgência e emergência. Para o acompanhamento, as consultas devem ser marcadas na Unidade de Saúde da Família (USF) onde a criança é cadastrada.

Já os adultos, em caso de urgência e emergência, devem seguir para as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Oceania, em Manaíra, ou Célio Pires de Sá, no Valentina. Para o acompanhamento, assim como as crianças, devem procurar uma USF, podendo ser atendidos na unidade ou encaminhados pelo clínico geral para atendimento de alergologista ou pneumologista no Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) de Jaguaribe.

Para atendimento em casos de queimaduras, tanto adultos quanto crianças, devem ser socorridas pelo Samu Regional – 192 ou imediatamente encaminhados para o Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena.

“Quanto às queimaduras os pais devem ter cuidado redobrado com seus filhos e proibi-los de manipular fogos, já os adultos devem evitar soltar fogos próximos as crianças, tendo em vista que algumas queimaduras podem trazer danos  irreversíveis”, completou a médica Carmen Gadelha.