Profissionais de saúde orientam que pré-natal deve começar o mais cedo possível na rede de assistência
Profissionais da rede municipal de Saúde de João Pessoa orientam para a importância do pré – natal, que deve ser iniciado o mais breve possível, e é ofertado nos serviços assistenciais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). As unidades de saúde da família (USF) contam com a estratégia Rede Cegonha, que acompanha a mulher desde a concepção, no pré-natal, por meio dos serviços da atenção primária, até o parto e pós-parto, bem como a criança, no seu desenvolvimento e crescimento até completar dois anos de vida.
“A gestante deve procurar uma unidade de saúde para iniciar o pré-natal o mais precocemente possível, sendo avaliada por um profissional que possa identificar a necessidade de assistência mais especializada e de maior complexidade. É essa avaliação que vai indicar se a gravidez é de risco ou não e quais os encaminhamentos necessários”, explica a enfermeira da Atenção Básica de Saúde da SMS, Socorro Matos.
Nas USFs, as gestantes passam por consultas mensais, quinzenais ou semanais, dependendo da idade gestacional, com médica, enfermeira e dentista para avaliar a saúde gestacional, além de ações educativas sobre a maternidade, como no projeto Bebê a Bordo, desenvolvido na USF Miramar.
Uma das usuárias da rede municipal de saúde que realiza seu pré- natal na atenção básica é Vanessa Bernardo, que está na sua segunda gestação e sendo acompanhada pela mesma equipe na USF Miramar. “Fiz meu pré-natal aqui na unidade, e os ensinamentos e vivências que tive com o grupo foram fundamentais para mim e pro meu marido, que participou junto comigo do grupo. Quando descobri a segunda gravidez, no mesmo dia comecei a participar do grupo novamente e acompanhada pelo meu esposo”, comentou.
O projeto trabalha junto às mães temas como amamentação, banho, o que levar para maternidade, troca de roupas e de fraldas, saúde bucal do bebê e da mãe, orientações clínicas sobre vacinas, como identificar fatores de risco ao recém-nascido, além de acompanhamento com fisioterapeutas e psicólogos do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf).
De acordo com a psicóloga e Gerente Saúde da USF Miramar, Conceição Brito, grupos de gestantes, como o Bebê a Bordo, são fundamentais para o bom desenvolvimento da gestação. “Durante o acompanhamento pré- natal, são dadas orientações necessárias tanto sobre o cuidado com a saúde, quanto sobre ensinamentos diversos que serão necessários para quando o bebê tiver chegado. Esses grupos também fazem com que a gestante se sinta mais confiante com a gravidez e mais à vontade com os profissionais que a acompanham nas consultas do pré-natal”, explica
Gerente Saúde – Os Gerentes Saúde atuam como agentes multiplicadores de um serviço mais humanizado oferecido pela PMJP em todos os 99 prédios de USFs, facilitando a resolutividade da assistência. Os Gerentes participam de reuniões semanais em seus distritos sanitários e quinzenais com a SMS, nas quais recebem capacitações sobre a Rede de Serviços, apresentam suas dificuldades e problemas para que eles sejam resolvidos em conjunto, facilitando o atendimento prestado à população. Uma vez ao mês as reuniões contam com a participação do prefeito Luciano Cartaxo.
Além das reuniões, um monitoramento social permanente serve de base para o Índice de Satisfação do Usuário (ISU), que, ao final do ano, permite uma premiação para as equipes que obtiverem os melhores resultados.
Dentro das atividades do Programa Gerente Saúde são realizadas diversas capacitações com os gerentes das USFs e com as demais categorias de profissionais da Atenção Básica sobre a rede municipal de saúde. Os cursos têm a finalidade de melhorar o atendimento ofertado aos usuários e assim proporcionar uma melhor qualidade de vida à população.